one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cirurgias serão suspensas em São Paulo nesta quinta-feira

Imagem:

Compartilhar:

Into faz mutirão de cirurgias de joelho que vai beneficiar cerca de 100 pacientes

Criado em 15/04/13 18h15 e atualizado em 15/04/13 18h29
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Cirurgias serão suspensas em São Paulo nesta quinta-feira
“Este é um procedimento que devolve qualidade de vida aos pacientes", afirma chefe do Centro de Cirurgia de Joelho do Into (Elza Fiúza/ABr)

Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Traumatologia (Into) iniciou hoje (15) a Semana de Cirurgia do Joelho, um mutirão que vai beneficiar cerca de 100 pacientes que precisam de artroplastia primária, procedimento de substituição da articulação doente por uma prótese no joelho. A cirurgia, considerada de alta complexidade, representa a maior demanda operatória do instituto. O mutirão ocorre até a próxima sexta-feira (19), e vai aumentar a capacidade de atendimento do hospital, diminuindo o tempo de espera pelo procedimento cirúrgico.

Segundo o chefe do Centro de Cirurgia de Joelho do Into, o ortopedista Hugo Cobra, a ação é voltada a pacientes com doenças inflamatórias que afetam o joelho, como artrose e artrites, que desgastam a articulação devido a problemas como o desvio do eixo da perna, obesidade e longevidade. A colocação da prótese tem o objetivo de aliviar a dor e restabelecer a função do joelho.

“Este é um procedimento que devolve qualidade de vida aos pacientes. Os problemas de joelho podem ser muito debilitantes, e a cirurgia deve ser feita o quanto antes para que eles não se transformem em dificuldades ainda maiores para os pacientes”, disse.

O instituto faz aproximadamente mil cirurgias de joelho por ano, a maior parte de artroplastia primária. “A cirurgia de joelho representa a a maior fila do hospital e a maior demanda do Brasil”, explicou o ortopedista. Ele declarou ainda que existe grande demanda pelo procedimento por pacientes da Região Norte, especialmente do Acre, de Rondônia e do Amazonas.

Leia também

Anvisa suspende comercialização de próteses fabricadas por empresa paulista

Para o mutirão, o hospital disponibilizou dez cirurgiões, além de profissionais convidados de outros estados. Durante as manhãs do evento, reuniões científicas ocorrerão com 25 especialistas em joelho. Eles avaliam as cirurgias dia anterior e discutem os próximos procedimentos.

Este é o quinto mutirão de cirurgias ortopédicas do ano. A ação já beneficiou 214 pacientes. Na primeira semana de abril, o mutirão de ortopedia pediátrica atendeu 49 crianças. Em março, 28 cirurgias para a retirada de tumor ósseo acabaram com a fila para o procedimento. Em fevereiro, 107 pacientes tiverem colocadas próteses no quadril, e um mutirão de coluna operou 30 pessoas com casos graves de escoliose.

Como parte das atividades da semana, na tarde desta segunda-feira foi feita uma campanha especial de doação de sangue, com a instalação de um posto de coleta móvel do In stituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) no Into. A intenção foi estimular a participação de funcionários, parentes dos pacientes, visitantes e voluntários.

Para ajudar na recuperação dos pacientes depois das cirurgias, a unidade de reabilitação do Into deu início, no mês passado, a um programa de fisioterapia pré-operatória que vai abranger 25% das pessoas operadas no mutirão de cirurgias do joelho. Os pacientes foram escolhidos segundo critérios de avaliação e indicação clínica para fisioterapia. De acordo com o Into, o programa pretende fortalecer também o membro não operado, além de capacitar as pessoas para que possam praticar os exercícios em casa ou em unidades próximas de onde residem.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário