one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Remédios fitoterápicos

Imagem:

Compartilhar:

Padilha anuncia medidas para acelerar registro de medicamentos

Criado em 10/04/13 14h38 e atualizado em 10/04/13 16h13
Por Pedro Peduzzi* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Alexandre Padilha
Alexandre Padilha (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – O Ministério da Saúde anunciou hoje (10) medidas destinadas a reduzir em até 40% o tempo gasto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o registro de medicamentos. Atualmente, o processo demora até dois anos.

Entre as mudanças está autorização para que as empresas alterem a ordem de medicamentos que aguardam registro. “Ao inverter as posições, as empresas poderão acelerar o trâmite dos produtos que consideram mais importantes”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Foi criado um sistema eletrônico para eliminar o uso de papel. A quantidade de técnicos responsáveis pela análise dos processos será reduzida – a partir de agora, um único técnico irá concluir a análise, e não mais três ou quatro técnicos.

A Gerência-Geral de Medicamentos, responsável pela avaliação dos pedidos de registro, dividida em três áreas, classificará os medicamentos como novos e de inovação, genéricos e similares ou biológicos. A Anvisa reconhecerá inspeções feitas por agentes de outros países e poderá contratar consultorias para realizar inspeções.

A meta do governo é, até dezembro, zerar a fila de produtos que aguardam há pelo menos seis meses por registro no Brasil. Para o ministro, as alterações anunciadas promoverão queda nos preços dos medicamentos e estímulo à produção nacional.

*Colaborou Paula Laboissière

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário