one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa quer coibir violência contra jovens negros

Imagem:

Compartilhar:

Ambulatório no Rio oferece tratamento de pele para negros

Criado em 11/05/13 14h26 e atualizado em 11/05/13 14h34
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A população negra que sofre com problemas de pele pode procurar tratamento especializado. Desde março, o Ambulatório de Dermatologia da Pele Negra, da Santa Casa da Misericórdia do Rio, oferece o serviço. São tratados casos de melasma, acne inflamatória, manchas no rosto, queda de cabelo, estrias e hiperpigmentação.

A responsável pelo ambulatório, a dermatologista Katleen Conceição, explica que apesar de ter mais fotoproteção do que a pele branca, a pele negra apresenta maior risco de ficar com manchas, após um procedimento médico. Além disso, segundo ela, a pele negra tem alta incidência de queloides (cicatriz) e os pelos, por serem mais curvados, tendem a obstruir os poros.

"O paciente vai ser encaminhado por uma unidade de saúde por profissional dermatologista. O alvo são casos de difícil resolução, no qual o paciente não teve diagnóstico", esclareceu.

De acordo com a dermatologista, nas consultas, os pacientes vão receber orientação sobre como cuidar dos cabelos e da pele. "Vamos orientar os pacientes como fazer a barba e quais são os produtos que eles devem utilizar. Os cabelos [da população negra] são mais fragilizados e precisam de maior hidratação. Então, vamos mostrar como deve ser feito o tratamento e como eles devem ser lavados", explicou.

A consulta custa R$ 60. O paciente sem condições de pagar deve encaminhar um pedido ao Departamento de Assistência Social da Santa Casa. O ambulatório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h. O valor da consulta é para cobrir os custos do serviço, segundo a médica. A Santa Casa é uma instituição filantrópica e presta atendimento pelo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também particular.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário