one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vigilante do Hospital Regional da Asa Norte, no Plano Piloto, trabalha com máscara na área destinada aos casos suspeitos da gripe A (H1N1).

Imagem:

Compartilhar:

São Paulo registra este ano 215 mortes pela gripe A (H1N1)

Criado em 02/07/13 17h49 e atualizado em 02/07/13 18h03
Por Camila Maciel Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Vigilante
O caso mais recente no estado de São Paulo foi confirmado ontem (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí, município que fica a 70 quilômetros da capital paulista. A cidade registrou a sexta morte em decorrência da gripe (Elza Fiúza / ABr)

São Paulo - A Secretaria Estadual da Saúde registrou, desde o dia 1º de janeiro, 215 mortes em decorrência da gripe A (H1N1) em São Paulo. De acordo com dados gerais do Ministério da Saúde computados até o dia 25 de junho, no país, ocorreram 339 mortes provocadas por esse tipo de gripe. O ministério não divulgou o balanço com os dados de cada estado.

O caso mais recente no estado de São Paulo foi confirmado ontem (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí, município que fica a 70 quilômetros da capital paulista. A cidade registrou a sexta morte em decorrência da gripe. Trata-se de um homem de 56 anos, diabético e hipertenso, que, por ser portador de doença crônica, deveria ter sido vacinado.

"O certo é não termos nenhum óbito, já que se trata de uma doença imunoprevenível. Mas essas mortes aconteceram em pessoas que estavam suscetíveis e não tomaram a vacina. [Esse número] está dentro do esperado", avaliou a gerente de Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Solange Nogueira Marchezini.

O Brasil teve 1.754 casos da doença, segundo balanço do ministério até 25 junho. O estado de São Paulo, por sua vez, teve 1.367 casos confirmados, de acordo com levantamento do órgão estadual até hoje (2). A maioria (60%) das ocorrências está concentrada na Grande São Paulo. Em Jundiaí, foram 32 casos, dos quais seis resultaram em morte, 17 estão em recuperação domiciliar, oito receberam alta e apenas um permanece internado. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente hospitalizado apresenta quadro estável.

"A estratégia que nós adotamos [no município] foi entrar o mais rápido possível com oseltamivir [conhecido pelo nome comercial Tamiflu]. Intensificamos essa orientação com profissionais de saúde, da rede pública e privada, e conseguimos bloquear os agravos dessa doença na cidade", explicou Solange.

A gerente informou que cobertura vacinal de pessoas com doenças crônicas foi a menor no município, tendo alcançado 80%. "São pessoas que estão mais frágeis, estão cansadas de intervenções e acabam deixando para depois", apontou. Por outro lado, todos os profissionais de saúde e as mulheres que tiveram filhos recentemente tomaram a vacina. O percentual também foi alto (96%) entre as crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. Entre idosos, a cobertura alcançou 85,1% e entre gestantes, 81%.

Solange Marchezini destacou que o órgão acompanha o histórico de cada caso grave da doença para implementar medidas adequadas de controle. "Se tivéssemos mortes de pessoas fora do grupo de risco, por exemplo, teríamos que avaliar a ampliação da vacina para outros segmentos. A população pode ficar tranquila." Para ela, os dados de Jundiaí demonstram que, apesar das mortes, a política contra a gripe está no caminho certo, pois os pacientes que morreram tinha indicação para a vacina.

A Secretaria Estadual de Saúde faz o mesmo alerta em relação aos grupos de risco, tendo em vista que 70% das mortes decorrentes de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são de pessoas que tinham outras doenças associadas. A notificação no estado é feita somente dos casos de SRAG, que incluem as ocorrências graves de gripe A (H1N1).

Como prevenção ao vírus Influenza A (H1N1), sobretudo para as pessoas que não têm indicação de vacina, Solange Marchezini explica que devem ser adotadas medidas universais, como atividades ao ar livre; alimentação saudável; lavar as mãos; e proteger a boca e o nariz ao espirrar, de preferência com um lenço descartável. "O inverno é o período mais delicado. Este ano, com a antecipação do frio, começamos a ter casos mais graves já em maio. Antes, isso era intensificado em julho", alertou.

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário