one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hospital de Salvador usa técnica inovadora para cirurgia na coluna

Imagem:

Compartilhar:

Into faz mutirão de cirurgia de coluna em Manaus durante a semana

Criado em 27/08/13 17h59 e atualizado em 27/08/13 18h16
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Rio de Janeiro - O Projeto Suporte, uma iniciativa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), com sede no Rio de Janeiro, está fazendo até sexta-feira (30) um mutirão de cirurgias de coluna na Fundação Hospitalar Adriano Jorge, no bairro da Cachoeirinha, região sul de Manaus. Nesse período, a equipe de 15 profissionais faz cirurgias para corrigir escoliose em 11 pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas atua em parceria com o projeto, fornecendo a infraestrutura hospitalar e o Into fornece o material para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses. Já o tratamento de recuperação, que dura em torno de dez dias, é acompanhado por médicos locais.

De acordo com o coordenador do projeto, José Luiz Ramalho, a recuperação ao lado da família é mais confortável para o paciente. "Se fossemos encaminhar esses pacientes para o Rio de Janeiro, eles teriam que passar o processo de recuperação dentro do hospital até a retirada dos pontos. Aqui em Manaus, o paciente pode receber a visita de parentes e depois de três dias ir para casa. Isso torna o procedimento mais humanizado", explica.

O objetivo do projeto, que ocorre há dez anos, é levar profissionais especializados para promover cirurgias em locais com baixa oferta de serviços na área de traumatologia e ortopedia, reduzindo o tempo de espera.

Este é o 99° mutirão do projeto, o segundo feito este mês em Manaus. Na primeira semana de agosto, cerca de 25 pacientes que precisavam de artroplastia primária de quadril foram atendidos pela equipe.

A escolha do local visitado pelo projeto é definida pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. Assim que um número significativo de cirurgias é alcançado em uma região, o coordenador do projeto segue para o local, a fim de fazer avaliações clínicas com os pacientes que serão operados, para que em seguida a equipe embarque.

O próximo local a receber um mutirão do Into será a cidade de Boa Vista, em Roraima. Com início no dia 28 de setembro, cerca de 25 pacientes farão cirurgias de artroplastia primária de quadril. Segundo o Into, já foram feitas 4.298 cirurgias e 6 mil atendimentos em todo o país por meio do Projeto Suporte.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário