one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médicos fazem transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

Imagem:

Compartilhar:

Into faz mutirão de cirurgias nas mãos

Criado em 30/09/13 17h52 e atualizado em 30/09/13 18h47
Por Agência Brasil Edição:Beto Coura

Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) começou hoje (30) um mutirão de cirurgias de mão para beneficiar 100 pacientes que sofrem com a síndrome do túnel do carpo. O instituto pretende acelerar o atendimento aos pacientes com a doença, que leva à perda progressiva da sensibilidade nas mãos e nos dedos. As cirurgias ocorrerão até próxima sexta-feira (4) e, neste primeiro dia, 20 pacientes foram operados.

Leia também:

Saúde inicia no Rio coleta de dados em pesquisa sobre uso racional de medicamentos

Inca poderá enfrentar dificuldade no atendimento por falta de pessoal, diz diretor do instituto

A previsão do Into é uma média de 20 cirurgias por dia ao longo da semana. De acordo com o chefe do Centro de Cirurgia de Mão, Anderson Monteiro, a síndrome do túnel do carpo tem causas diversas e maior incidência entre as mulheres com mais de 40 anos.

As causas da doença são diversas, como nos casos de doenças reumáticas, diabetes e hipotireoidismo. É mais comum entre as mulheres devido a variação hormonal na menopausa, e, em 95% dos casos, atinge os dois punhos. A dor é mais comum à noite e pela manhã.

Anderson Monteiro diz a doença “tem uma alta incidência de afastamento do trabalho, pois ocorre uma perda progressiva da sensibilidade da ponta dos dedos, podendo ocasionar a dormência total e permanente, se a doença não for tratada de forma adequada e em tempo hábil", explicou.

Nelma do Carmo da Silva, de 53 anos, foi operada hoje. "Comecei a sentir muitas dores na mão e fui a um posto de saúde perto da minha casa, e lá o médico me encaminhou para o Into. Estou me tratando há um ano. Os médicos pediam muitos exames até marcar a cirurgia. Fiquei esperando seis meses para operar, mas a cirurgia foi ótima. Não senti dores, a equipe foi maravilhosa, foi tudo normal", disse.

 

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário