one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


vacina exame hepatite

Imagem:

Compartilhar:

Secretaria de Saúde realiza exames para identificar hepatite

Criado em 04/09/13 13h21 e atualizado em 04/09/13 14h18
Por Da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

vacina exame hepatite
(Agência Brasil)

Rio de Janeiro – A Secretaria Estadual de Saúde (SES) escolheu o bairro de Madureira, na zona norte do Rio, para promover a campanha de alerta às hepatites B e C. A partir das 19h, os pedestres que passarem por baixo do Viaduto Negrão de Lima poderão realizar testes de sangue no trailer da secretaria. Se o resultado for positivo, as pessoas serão encaminhadas a unidades especializadas para realizar outros exames. O local foi escolhido devido a grande movimentação de pessoas.

Leia mais notícias sobre Saúde

Além do exame, os enfermeiros darão orientações sobre as formas de prevenção e, caso a pessoa esteja infectada, explicarão o tratamento. Médicos destacam que muita gente não sabe que é portadora da doença, já que a hepatite é assintomática. Quando os sintomas começam a aparecer, a doença pode estar em fase avançada.

A Secretaria de Saúde alerta que, para prevenir a hepatite, as pessoas devem utilizar preservativo na relação sexual, não dividir objetos pessoais que possam ter contato com sangue, lavar bem os alimentos, higienizar as mãos periodicamente e tomar as três doses da vacina.

“A gente tem feito palestras e atividades para que pessoas de até 49 anos se vacinem nos postos de saúde. São necessárias três doses da vacina para se prevenir da hepatite B. Os jovens podem tomar a vacina em qualquer posto de saúde”, finalizou a coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Secretaria, Clarice Gdalevici..

Dados divulgados pela SES apontam que no Rio de Janeiro há 4.409 casos de hepatite C confirmados entre os anos de 2000 e 2011. Para o tipo B, foram registrados 5.622 casos, dos quais 2.313 na capital, entre 2000 e 2010. A secretaria informou que os dados incluem apenas casos diagnosticados o que pode elevar ainda mais o número de infectados, uma vez que ignora as pessoas que não desenvolveram os sintomas ou não fizeram os exames.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário