one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O vírus Zika

Imagem: Divulgação/CDC

Compartilhar:

Pesquisa detecta como o Zika vírus age no cérebro de bebês

Criado em 08/03/16 11h56 e atualizado em 08/03/16 12h09
Por Adriana Franzin - Portal EBC Fonte:TV Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) publicaram, na semana passada, a primeira parte de um estudo que descreve a ação do Zika vírus no cérebro dos bebês.

Segundo a neurocientista Patrícia Garcez, membro do grupo de pesquisa, ainda não se sabe como o vírus atravessa a placenta, mas já está comprovado que ele destrói células cerebrais do feto, principalmente nos quatro primeiros meses de gestação, causando a microcefalia. A descoberta põe fim à onda de boatos que circula na internet sobre outras possíveis causas do surto.

“O vírus ataca e mata as células tronco-neurais e diminui a taxa de crescimento delas também. (…) É um estudo que abre muitas avenidas de perspectiva. Observando como o vírus age no nessas células é possível fazer uma plataforma para testar antivirais e outras drogas para tentar conter o vírus”, afirmou ela em entrevista ao programa Repórter Brasil, exibido nessa segunda (7) na TV Brasil.

Assista à entrevista completa:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário