Grupo de Estudos da Ouvidoria da EBC debate as desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho

Publicado em 30/04/2014 - 13:46

Por Wêdson França Editor Wêdson França

Fonte Ouvidoria

A Ouvidoria da EBC realizou na última sexta, 25, seu encontro mensal de Grupo de Estudos. A reunião teve como base de discussão o Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, que consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional das empresas.  A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, da Presidência da República. A EBC faz parte do programa para o biênio 2014-2015, que tem como meta alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

Participaram do debate toda a equipe da Ouvidoria. Tiago Martins, do setor de Monitoramento e Gestão da informação, foi o debatedor e abriu o tema explicando conceitos de gênero, raça e etnia, e a evolução histórico-social dos termos. Ele também é integrante do comitê de funcionários da EBC para avaliação e implementação do programa na empresa.

Durante a discussão, os integrantes expuseram casos e experiências vividas em relação ao tema. Os aprendizados diários sobre superação e reconhecimento de práticas preconceituosas contribuíram para maior entendimento do assunto.

O objetivo do Grupo de Estudos é desenvolver competências em Ouvidoria e Comunicação Pública, aproveitando os conhecimentos interdisciplinares dos colaboradores da equipe - Comunicação, Administração, Turismo, Psicologia, Direito, Artes Cênicas, Ciências Políticas e Ciências Sociais.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013 divulgou que a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é alta. Em março de 2014, o efetivo total do quadro de funcionários da EBC era de 1474 homens e 981 mulheres.

No programa Pró-equidade de Gênero e Raça, a empresa que atingir suas metas, diminuindo a desigualdade, recebe uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - o que contribui para o reconhecimento de bons resultados com o compromisso assumido com a igualdade racial e entre mulheres e homens.

Compartilhar: