Programação

Pequenos Cientistas ganham espaço na programação da TV Brasil

Produção mostra como a ciência pode ser incentivada na infância

Publicado em 08/10/2021 - 12:46 e atualizado em 08/10/2021 - 13:24
Veículos: TV Brasil
Categorias: Infantil
Exibição em: TV Brasil

O programa Ciência é Tudo apresenta uma edição especial temática para a garotada às 9h30 deste sábado (9) que antecede o Dia das Crianças na telinha da TV Brasil. A produção da emissora pública revela como a temática científica pode ser estimulada desde a infância. Os jovens candidatos a cientistas tiram dúvidas sobre o espaço, a lua e a vida de astronauta.

 

Crianças e adolescentes são estimulados a vivenciar experiências científicas

 

As crianças e jovens já vivenciam experiências científicas desde pequenos. A infância está intrinsecamente ligada à ciência por meio de brincadeiras que remetem ao universo da matemática e da física, descobertas em meio ao ambiente e à natureza e até experimentos químicos

Para ilustrar esses exemplos, o Ciência é Tudo resgata histórias curiosas de personalidades da área. A atração conta um pouco da trajetória de grandes cientistas da humanidade quando eram crianças e suas aspirações que transformaram o mundo.

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Esse episódio do programa aproveita para dar voz a pequenos cientistas. São crianças e jovens interessados nesse conteúdo que já participam da astronomia na prática e estão até fazendo descobertas sobre corpos celestes e fenômenos atmosféricos.

A produção da TV Brasil ainda aborda a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A atração aponta quais são os principais destaques deste ano. O tema da edição atual do evento é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta".

Uma matéria especial ainda traz o programa Caça Asteroides MCTI, parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA). O objetivo da iniciativa é popularizar a ciência entre cidadãos voluntários.

Através desse projeto, crianças e jovens serão capazes de fazer descobertas astronômicas originais. O programa oferece um pacote de imagens dos mais potentes telescópios do mundo para que grupos de voluntários procurem asteroides nessas imagens. Encontrando ou não novos corpos celestes, todos os participantes recebem um certificado internacional e podem, no futuro, ajudar a batizar o asteroide.

 

Sobre o programa

Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Em sua segunda temporada, o programa está mais dinâmico e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.

Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.

A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.

 

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

 

Serviço
Ciência é Tudo – sábado, dia 9/10, às 9h30, na TV Brasil