Gurgel começa leitura da acusação falando sobre ética e moral

Imagem:

Compartilhar:

"Não conseguimos o ideal", diz Gurgel sobre análise de impugnações pendentes

Criado em 06/10/12 13h49 e atualizado em 05/01/15 11h06
Por Paula Laboissière Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – Ao comentar o número de candidaturas questionadas na Justiça e ainda pendentes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [3], o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse hoje (6) que o ideal seria que os julgamentos tivessem sido concluídos antes do pleito.

Segundo ele, a conclusão da análise dos processos não foi possível por circunstâncias alheias à vontade da Justiça eleitoral, como as paralisações que afetaram os tribunais regionais eleitorais e também os Correios.
 
“Isso acabou se somando e houve um atraso na chegada desses feitos ao TSE. Não vamos ter a situação ideal. Eles [os candidatos com processos pendentes] concorrerão e, se sobrevier a cassação do registro, isso produzirá os efeitos”, destacou.

Sobre a possibilidade de alterações no calendário eleitoral brasileiro em razão da quantidade de recursos provenientes de processos de impugnação este ano, o procurador-geral disse que é possível uma reflexão sobre o assunto.

“A história das eleições no Brasil é uma história de aperfeiçoamento constante. É algo sobre o qual pode haver uma reflexão a respeito”, disse. “A Justiça eleitoral, a cada eleição, se aprimora, se aperfeiçoa. Foram motivos de força maior que impediram que, desta vez, houvesse pelo menos a apreciação da maioria dos casos”, destacou.

 

Edição: Lílian Beraldo

Tags:  Justiça [4], PGR [5], Roberto Gurgel [6], TSE [7], candidaturas impugnadas [8], eleição [9], Eleições 2012 [10], Ficha Limpa [11], ficha suja [12], candidatos [13], greve [14], Correios [15], tribunal [16], Eleições 2012 [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário