O Tribunal Superior Eleitoral foi presidido pela minista do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia

Imagem:

Compartilhar:

TSE conclui apuração do segundo turno

Criado em 28/10/12 20h56 e atualizado em 05/01/15 09h57
Por Luana Lourenço e Débora Zampier Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília - Menos de cinco horas após o encerramento da votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a apuração do segundo turno das eleições municipais. Às 21h55, a Justiça Eleitoral finalizou a contagem de 100% dos votos dos 50 municípios que voltaram às urnas hoje (28).

O primeiro estado a concluir a apuração foi o Espírito Santo, que terminou a contagem dos votos às 18h24, menos de uma hora e meia após o fim da votação. A capital, Vitória, foi a primeira cidade do país a conhecer o prefeito eleito no segundo turno, 44 minutos após o fechamento das urnas.

Vitória da Conquista, na Bahia, foi o último município a concluir a apuração.
 
Seis milhões dos 31,7 milhões de eleitores que poderiam votar hoje no segundo turno, faltaram às urnas, totalizando 19,11% de abstenção, índice que preocupa o TSE [3], segundo a presidenta da Corte, Cármem Lúcia.

Assista a matéria do Repórter Brasil sobre o 2º turno:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O TSE ainda não tem números consolidados de votos brancos e nulos no segundo turno em todo o país, pois o sistema só permite a busca por municípios. Os dados devem ser apresentados nos próximos dias.

Ao longo do dia, 303 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas. Em nenhum caso, a urna eletrônica foi trocada pela votação em cédula de papel. Segundo o TSE, foram registradas 474 ocorrências de crimes eleitorais, 118 envolvendo prisões. O delito mais frequente foi a boca de urna, com 223 casos registrados ao longo do dia, com 96 prisões. Na avaliação da presidenta do TSE, os números estão dentro do esperad [4]o. "As eleições transcorreram em absoluta normalidade, como é normal com a democracia", disse Cármen Lúcia.

Edição: Fábio Massalli
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [46] Fazer uma Reclamação [46] Fazer uma Elogio [46] Fazer uma Sugestão [46] Fazer uma Solicitação [46] Fazer uma Simplifique [46]

Deixe seu comentário