Ministro Alexandre Padilha afirma que prioridades incluem medicamentos de combate ao câncer e à dengue.

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Universidade do SUS oferece cursos à distância sobre tuberculose e dengue

Criado em 15/10/12 19h46 e atualizado em 15/10/12 20h23
Por Agência Brasil [2] Edição:Davi Oliveira

Vacina
O curso disponibiliza certificado online para os que cumprirem os requisitos (Divulgação)

Brasília - A Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) está oferecendo cursos autoinstrucionais, gratuitos e à distância aos profissionais da área da saúde. Programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização aos trabalhadores do SUS também estão disponíveis na plataforma. No momento, estão sendo oferecidos dois cursos de autoaprendizagem que irão abordar o controle de tuberculose e o manejo clínico de pacientes com dengue.

Profissionais de 16 áreas da saúde poderão fazer os cursos, entre eles enfermeiros, médicos clínicos, veterinários, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais e biólogos. Para que esses profissionais tenham acesso às aulas, eles devem estar registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Caso não estejam cadastrados, podem acessar os cursos como visitantes [3].

Plataforma

Para participar das aulas, o profissional deve se cadastrar na Plataforma Arouca [4], sistema que viabiliza o acesso aos recursos da Una-SUS, e depois seguir o passo a passo [5] para a realização da matrícula. O curso disponibiliza certificado online para os que cumprirem os requisitos de conclusão. O trabalhador que realizou a atividade como visitante não recebe certificado.

Para a inscrição, geralmente é exigido apenas vínculo com o SUS, porém, outros requisitos podem ser cobrados, como área de atuação, nível acadêmico e localidade - pois alguns cursos podem estar disponíveis apenas em determinada região ou estado. Antes de se inscrever, é importante que o interessado leia detalhadamente o edital de convocação para verificar se há compatibilidade com o perfil exigido.

Una-SUS

O sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [43] Fazer uma Reclamação [43] Fazer uma Elogio [43] Fazer uma Sugestão [43] Fazer uma Solicitação [43] Fazer uma Simplifique [43]

Deixe seu comentário