Crianças assistem à aula no Centro de Educação Infantil de Águas Claras, no Distrito Federal.

Imagem:

Compartilhar:

Algumas escolas ainda recusam crianças com deficiência ou doença crônica

Criado em 18/11/12 12h17 e atualizado em 18/11/12 13h17
Por Flávia Villela Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil [2]

Crianças em aula em escola infantil
Pela lei, toda escola deve aceitar e incluir crianças e adolescentes com deficiência e doenças crônicas. (Marcello Casal Jr./Arquivo ABr)

Rio de Janeiro – Embora a lei exija que todas as escolas brasileiras aceitem e incluam crianças e adolescentes com deficiência e doenças crônicas, ainda existem instituições que se dizem inaptas para isso. Por falta de estrutura e de informação da escola, em muitos casos o aluno é aceito, mas acaba não tendo a atenção devida e o responsável pelo estudante precisa frequentar a escola para cuidar dele.

Saiba mais:

Maioria de crianças e adolescentes internados não tem acesso a aulas nos hospitais [3]


Aumento de crianças com necessidades especiais na rede pública expõe carências e preconceitos [4]


Educadora diz que pais devem denunciar escolas que não aceitam alunos especiais [5]

Atendimento educacional durante a internação facilita volta da criança à escola, diz professora [6]


É o caso da menina Giovana de Oliveira Corrêa, 6 anos, que tem Síndrome Kabuki, uma desordem congênita rara, que causa déficit intelectual e problemas físicos. A mãe da menina, Evanilda Aprígio de Oliveira, ficava com ela na escola, mas conseguiu um emprego e agora paga a uma sobrinha para cuidar de Giovana.

“Por ela ser cadeirante, não consegui [vaga] na escola particular. Consegui na pública com facilidade, mas a dificuldade existe dentro da escola, pois eles não têm preparação, professora de apoio, espaço para cadeirante passar, rampa. Há boa vontade, mas falta estrutura”.

A pedagoga Magdalena Oliveira, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) afirma que o caso de Giovana não é exceção. Ela coordena vários projetos de educação para crianças e adolescentes com doenças crônicas e deficiência e argumenta que a educação inclusiva está longe de ser alcançada no Brasil.

“Se você entrevistar as mães que trazem seus filhos aqui, ouvirá da maioria que eles não são aceitos nas escolas. Quando são, elas têm que ficar junto com a criança ou o adolescente e o tempo [de aula] é limitado, não é o tempo regular da escola”.

Magdalena citou o caso de um rapaz de 21 anos, com encefalopatia não progressiva (com déficit cognitivo sério) que nunca foi aceito na escola, apesar das inúmeras tentativas da mãe. “Ela ainda tem esperança de ver o filho na escola. A deficiência não o impede de ter um convívio com outras [pessoas], de aprender algumas coisas, dentro das limitações dele”.

A pedagoga também contou sobre um menino de 8 anos que nasceu sem a parte inferior dos braços que não foi aceito na escola perto de casa. “Ele não tem nenhum tipo de déficit cognitivo, mas disseram para a mãe que ele deveria ir para uma escola especial”.

Edição: Tereza Barbosa
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [47] Fazer uma Reclamação [47] Fazer uma Elogio [47] Fazer uma Sugestão [47] Fazer uma Solicitação [47] Fazer uma Simplifique [47]

Deixe seu comentário