Iniciativa do cartão de acolhimento  tem possibilitado que os exames de imagem sejam feitos em até sete dias no SUS

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Iniciativa no Rio tem diminuído tempo de espera de diagnóstico do câncer infantil

Criado em 23/11/12 12h18 e atualizado em 23/11/12 13h07
Por Flávia Villela Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil [2]

Câncer infantil
Iniciativa do cartão de acolhimento tem possibilitado que os exames de imagem sejam feitos em até sete dias no SUS (Marcello Casal Jr/ABr)

Rio de Janeiro – Uma estratégia envolvendo unidades de saúde do Rio de Janeiro, institutos e entidades voltados para o combate ao câncer infantil tem diminuído drasticamente o tempo de espera para diagnóstico do câncer em crianças. Trata-se de um cartão de acolhimento, criado há quatro anos, específico para crianças com suspeita de câncer.

A iniciativa tem possibilitado que os exames de imagem sejam feitos em até sete dias no Sistema Único de Sáude (SUS), em postos de saúde e clínicas da cidade. Segundo a médica Roberta Marques, diretora do Instituto Desiderata, uma das entidades responsáveis pela criação do cartão, antes a espera podia chegar a 60 dias, tempo em que, dependendo do estágio da doença, a criação podia até morrer.

Leia também:

Rio tem atividades e palestras para incentivar diagnóstico precoce do câncer infantil [3]

Lei fixa prazo de 60 dias para início do tratamento de pacientes com câncer [4]

Diagnóstico precoce e quimioterapia permitem cura de até 80% de casos de câncer infantil [5]

“Nesses quatro anos temos mais ou menos 70% dos encaminhamentos em até 15 dias e 54% em até sete dias. Entre 2008 e 2012, 56% dos casos de suspeita encaminhadas com o cartão da rede Unidos pela Cura foram acolhidas em até sete dias, garantindo investigação e acesso ao tratamento mais rápidos”, disse Roberta.

A iniciativa faz parte da política pública municipal Unidos pela Cura destinada a promover o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, doença que mais mata crianças e adolescente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). As chances de cura se a doença for diagnosticada precocemente podem chagar a 80%.

Roberta explicou que o Desiderata e todos os membros da rede Unidos pela Cura são responsáveis pelo monitoramento dos cartões através de um sistema informatizado online. O sistema é alimentado pelos postos de saúde, hospitais e postos de investigação.

“Os postos de saúde passam o número do cartão para o sistema, ao receberem uma criança com suspeita de câncer, e a gente fica acompanhando essa criança, se já chegou ao polo de investigação, se já teve diagnóstico, se já foi encaminhada para o tratamento ou não”, explicou a médica.

Dados do sistema divulgados pelo Inca mostram [6]que entre 2008 e 2011, das 475 crianças encaminhadas com o cartão de acolhimento Unidos Pela Cura, 328 tiveram a avaliação concluída e, desse total, 180 crianças tiveram a suspeita de câncer confirmada.

Edição: Tereza Barbosa

Tags:  estratégia [7], unidades [8], Saúde [1], Rio de Janeiro [9], rio [10], institutos [11], entidades [12], combate [13], câncer infantil [14], diminuição [15], drástica [16], tempo [17], espera [18], diagnóstico [19], câncer [20], crianças [21], infantil [22], cartão [23], acolhimento [24], criado [25], quatro anos [26], suspeita [27], iniciativa [28], Sistema Único de Saúde [29], SUS [30], postos de saúde [31], clínicas [32], cidade [33], médica [34], medicina [35], roberta marques [36], diretora [37], instituto desiderata [38], estágio [39], morte [40], morrer [41], chances de cura [42], diagnóstico precoce [43], sistema [44], Unidos Pela Cura [45]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [46] Fazer uma Reclamação [46] Fazer uma Elogio [46] Fazer uma Sugestão [46] Fazer uma Solicitação [46] Fazer uma Simplifique [46]

Deixe seu comentário