Feiras literárias vão receber caravana de autores

Imagem:

Compartilhar:

Governo de Moçambique diz que não aceitará pressão sobre prazo para adotar acordo

Criado em 21/12/12 16h17 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Emerson Penha Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil [2]


Mputo - O governo de Moçambique informou que pretende adotar as novas regras para a ortografia da língua portuguesa, mas não vai aceitar pressões no que diz respeito a prazos. Foi uma resposta às cobranças da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que fixou para o dia 1º de janeiro próximo a data-limite para que o novo acordo entre em vigor.

Saiba mais

Professor aponta falhas no acordo ortográfico [3]

Mudanças nas regas do hífen são um atraso de vida, diz professora [4]

ABL já propõe mudanças e ampliação do acordo [5]

O Conselho de Ministros, órgão máximo do governo do país, já aprovou a adoção do acordo. Falta, porém, uma votação simbólica na Assembleia da República – o parlamento do país – para que entre em vigor.

Autoridades africanas se queixam dos altos custos dos novos livros didáticos, pois os atuais, que podem durar anos, ficariam inutilizados. Só em Moçambique, seriam cerca de duzentos milhões de reais, quantia expressiva para um país que está entre os mais pobres do mundo.

Ainda assim, intelectuais como a escritora Paulina Chiziane apoiam o Acordo Ortográfico. “A língua é algo vivo, que evolui. Se lermos os textos dos cronistas antigos, até vamos rir do número de palavras e letras desnecessárias que usavam”, diz ela.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário