A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova

Imagem:

Compartilhar:

Unesco presta homenagem a Niemeyer

Criado em 06/12/12 11h22 e atualizado em 06/12/12 11h57
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Unesco presta homenagem a Niemeyer
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova (123people.com)

Brasília - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) homenageou hoje (6) o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, que morreu ontem (5) no Rio de Janeiro. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que Niemeyer merece o título de “artista universal” por seu trabalho e legado. Ela lembrou que Brasília, cuja arquitetura tem assinatura de Niemeyer, está na Lista Mundial da Unesco desde 1987.

Leia ainda:

Corpo de Niemeyer será velado hoje no Palácio do Planalto, diz prefeito do Rio  [3]

Obras de Niemeyer espalham-se por diversos países [4]


"Oscar Niemeyer viveu um século e merece o título de artista universal: pai fundador da arquitetura moderna, deu edifícios de referência às cidades que ele amava, centenas de monumentos reconhecidos por todos nós em Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, e, claro, em Brasília, uma obra-prima do planejamento urbano e da arquitetura moderna”, disse Bokova.

A diretora-geral da Unesco brincou com a irreverência de Niemeyer, pois ele resistia a homenagens e defendia a paixão como combustível para o trabalho. "Oscar Niemeyer costumava dizer que não levava a sério as homenagens e permaneceria ativo até o fim de sua vida.”

Em seguida, Bokova acrescentou que Niemeyer aplicava na prática a principal função da arquitetura. “Apaixonado por seu trabalho, ele estava convencido de que a arquitetura tem que fazer mais do que belos edifícios: tem que contribuir para melhorar a vida na cidade como um todo e incorporar os valores de inclusão, solidariedade e cooperação”.

A diretora ressaltou que a Organização das Nações Unidas (ONU) presta homenagem à memória de “um grande humanista intimamente envolvido com as preocupações das cidades e defensor fervoroso da humanidade”. “Expresso minhas sinceras condolências à sua família, ao povo do Brasil e ao governo brasileiro por esta grande perda ", disse Bokova.

Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dias 15.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [46] Fazer uma Reclamação [46] Fazer uma Elogio [46] Fazer uma Sugestão [46] Fazer uma Solicitação [46] Fazer uma Simplifique [46]

Deixe seu comentário