Plenária final 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Imagem:

Compartilhar:

Conferência aprova criação de escolas bilíngues com uso de libras

Criado em 06/12/12 22h07 e atualizado em 06/12/12 22h18
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Mesa da plenária final da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Mesa da plenária final da Conferência (Sueli de Freitas)

A 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou, entre muitas resoluções, a elaboração de uma política nacional visando garantir escolas e classes bilíngues, de forma a proporcionar a maior inclusão dos deficientes auditivos. De acordo com a proposta, a primeira língua de instrução e comunicação deve ser a libras, e a língua portuguesa, na modalidade escrita, a segunda. A proposta prevê que os professores e outros profissionais da área, em todos os níveis de educação, devem ter formação bilíngue.

Para Maineri Tibiriçá, integrante da delegação do Rio Grande do Sul, essa foi uma grande vitória para os surdos, pois pode surgir daí uma situação de igualdade social entre ouvintes e as pessoas com deficiência auditiva.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Veja a defesa da proposta feita por um dos delegados da Conferência

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A Conferência foi concluída nesta quinta-feira (6), com a votação das resoluções dos nove grupos de trabalho que trataram dos temas educação; segurança e acesso à Justiça; padrão de vida e proteção social; esporte, cultura e lazer; trabalho e reabilitação social; acessibilidade; comunicação; transporte e moradia; saúde, prevenção e reabilitação.

Napoleão Soares, membro da delegação de Alagoas, avalia como positivos os resultados da Conferência, cujo relatório final ainda está sendo consolidado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal. Para Napoleão, o importante agora é que as propostas aprovadas se transformem em leis e normas e que os direitos das pessoas com deficiência sejam de fato garantidos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário