Conferência de abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Imagem:

Compartilhar:

Plenária final propõe ações de boicote a Israel e solidariedade à Palestina

Criado em 01/12/12 20h55 e atualizado em 31/12/12 13h36
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Porto Alegre - Segundo organizadores do Fórum Social Mundial Palestina Livre, cerca de 230 organizações de todo o mundo marcaram presença em Porto Alegre. Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial de Mulheres e da secretaria de organização do evento, explica que os frutos ainda deverão ser colhidos. "O Fórum não é uma conferência onde os participantes apenas absorvem informação. É um processo de mobilização e diálogo que permite articular estratégias e, a partir daí, construir ações concretas", esclareceu.

A atividade mais mobilizada na tarde deste último dia de evento (01/12) foi a plenária dos movimentos sociais. Segundo Alessandra, diversas entidades da América Latina presentes assumiram o compromisso de se fazerem presentes na Cúpula Social do Mercosul [2], em Brasília (DF), de 4 a 6 de dezembro. "Queremos pressionar os governos a aderirem a campanha de boicote a Israel", explicou.

Ao final da plenária, foi aprovada uma declaração de intenções que destacou a importância das ações de boicote a Israel (BDS) [3] e vislumbrou a realização de uma missão de solidariedade na Palestina em 2013. A ideia tem a aprovação de Talat Assad, um dos poucos participantes que vieram da Faixa de Gaza. "O cenário atual na região impediu a presença de mais pessoas. Um evento na Palestina teria uma participação massiva e seria simbólico", disse ele.

Ao Portal da EBC, Talat Assad relatou, em inglês, a atual situação na Faixa de Gaza, onde a população convive com a morte com frequência e a situação social é crítica, sem trabalho, sem direito à moradia e com a educação debilitada. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [42] Fazer uma Reclamação [42] Fazer uma Elogio [42] Fazer uma Sugestão [42] Fazer uma Solicitação [42] Fazer uma Simplifique [42]

Deixe seu comentário