Desmilitarização da polícia

Imagem:

Compartilhar:

Portal EBC promove debate sobre desmilitarização da polícia nesta quinta-feira

Criado em 31/07/13 14h49 e atualizado em 01/08/13 16h31
Por Portal EBC

 

Assim como diversas outras reivindicações populares, a desmilitarização da polícia brasileira foi um dos assuntos que veio à tona após manifestações ganharem as ruas do país em junho.  Episódios de violência na atuação da Polícia Militar são apresentados como motivadores para mobilização a respeito do tema, principalmente nas redes sociais.

Para entender melhor o que é a desmilitarização, os prós e contras de se adotar a proposta, o Portal EBC realizou nesta quinta-feira (1º) um bate-papo sobre o tema. Especialistas debateram o modelo de polícia no Brasil, a questão do corporativismo e da impunidade policial, a violência nas manifestações e apresentaram propostas para uma política de segurança pública eficiente. Para os participates, desmilitarização não é só "tirar a farda" de militar.

Confira a íntegra do debate sobre desmilitarização com Alexandre Ciconello, advogado especialista em direitos humanos, Nelson Gonçalves de Souza, militar da reserva, especialista em segurança pública e professor da Universidade Católica de Brasília e Carlos Weis, coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

Leia mais:

Entenda o que é a desmilitarização da polícia [2]

A discussão não é nova. Duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC 102 e PEC 430) tramitam no Congresso Nacional sobre o assunto. Além de desmilitarizar a PM, as propostas tratam, também, da unificação das policias Militares e Civis. De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe à Polícia Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. 

Para assistir ao bate-papo, acesse esta página no horário do debate. Participe também enviando suas dúvidas e seus comentários pelo Twitter, Facebook e Google+ do Portal EBC ou usando a hashtag #policia

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [39] Fazer uma Reclamação [39] Fazer uma Elogio [39] Fazer uma Sugestão [39] Fazer uma Solicitação [39] Fazer uma Simplifique [39]

Deixe seu comentário