Neruda

Imagem:

Compartilhar:

Peritos confirmam que Neruda morreu de câncer e não envenenado

Criado em 08/11/13 15h47 e atualizado em 08/11/13 16h03
Por Portal EBC*

Um laudo de uma equipe internacional de peritos divulgado nesta sexta-feira (8) atesta que o poeta chileno Pablo Neruda morreu de câncer, e não por envenenamento. A conclusão foi tomada a partir de exumação do corpo realizada em abril [2] deste ano, por solicitação de familiares de Neruda.

Laboratórios da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e da Universidade de Múrcia, na Espanha, foram usados para exames toxicológicos. "Confirmaram-se, por diversas técnicas complementares entre si, a existência de lesões metastásicas disseminadas em vários dos segmentos do esqueleto, em justa correspondência com a doença da qual vinha sendo tratado Pablo Neruda", diz o informe publicado pelo diretor do Serviço Médico Legal, Patricio Bustos, no Auditório dos tribunais de Família de Santiago.

O poeta morreu em 23 de setembro de 1977, 12 dias depois do golpe de Estado que depôs o governo democraticamente eleito de Salvador Allende, que morreu na ocasião – motivo de outro grupo de controvérsias. Nas semanas anteriores à morte, Neruda estava se tratando de tumor de próstata na Clínica Santa María de Santiago, na capital do país.

Leia também:

Morte do poeta Pablo Neruda ainda é mistério [3]

Chile lembra 40 anos de morte de Pablo Neruda [4]

Confira galeria com imagens do poeta 

Segundo a rede TeleSUR, os peritos não encontraram provas, nos restos mortais de Neruda, que apontem a traços de toxinas ou veneno, exceto "substâncias de remédios que estavam sendo ministrados por causa do câncer de próstata que sofria".

O exame pericial foi demandado pelo juiz Mario Carroza. Denúncias do motorista [12] e assistente de Neruda, Manuel Araya, retomaram a polêmica. A clínica tornou-se suspeita em função da morte do então ex-presidente Eduardo Frei, em 1970, por envenenamento com gás mostarda e toxina botulínica, segundo revelado por investigações posteriores.

Ainda de acordo com a emissora baseada na Venezuela, o informe dos peritos é "bastante conclusivo, mas o processo judicial continuará e será o juiz quem vai concluir" sobre o caso. A confirmação do câncer havia sido feita ainda em maio.

*Com informações da TeleSUR [13]

Tags:  neruda [14], Pablo Neruda [15], Chile [16], ditadura [17], Augusto Pinochet [18], poeta [19], poesia [20]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário