Compartilhar:

Rio firma pacto de proteção aos direitos da criança e do adolescente no estado

Criado em 09/04/15 20h31 e atualizado em 09/04/15 20h30
Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Cesar Bellez Wamburg Fonte:Agência Brasil [2]


Representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de entidades civis assinaram hoje (9) o Pacto de Compromisso pela Plena Garantia dos Direitos da Infância e da Juventude no Âmbito do Estado do Rio de Janeiro, como parte das comemorações dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).


O objetivo é oferecer garantia plena dos direitos da criança e do adolescente no estado, com a implantação de diversas ações. Entre as atividades previstas estão o fortalecimento da rede integrada de atenção a crianças e adolescentes em situação de violência, a implantação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o fortalecimento de órgãos de assistência aos menores.


Na área educacional, a perspectiva é qualificar professores para incluir no cotidiano escolar a temática das drogas, da gravidez precoce, da violência doméstica, e dos meios de solução de conflitos, como a mediação.


O pacto prega, ainda, a transparência nos orçamentos destinados a crianças e adolescentes; o reordenamento da rede de acolhimento; fortalecer os Conselhos Tutelares; intensificar ações que ampliem o apoio às famílias e a proteção de crianças e adolescentes; e estreitar os vínculos das unidades escolares com a rede de garantia de direitos. O texto estipula que será criado um comitê intersetorial com os órgãos envolvidos para desenvolver e acompanhar as propostas.


Também assinaram o pacto a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo; a secretária de Ação Social e Direitos Humanos do Estado, Tereza Cristina Consentino; o vice-prefeito do Rio, Adilson Pires; o subprocurador geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Ertulei Laureano de Mattos; o defensor público geral do Estado André Luís Machado de Castro; a defensora pública Eufrásia Maria das Virgens; o promotor Marcos Moraes Fagundes; a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Imaculada Pietro, e a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mônica Alckmin Moreira Nunes.

 

 

Editor Jorge Cesar Bellez Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário