Polo gesseiro

Imagem:

Compartilhar:

Especial mostra situação de trabalhadores em polo de gesso no interior de Pernambuco

Criado em 06/05/15 11h31 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil [2]

A Chapada do Araripe, no sertão pernambucano, é conhecida por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Também ali, a 600 quilômetros de Recife, fica uma das maiores reservas de Gipsita do planeta. A Gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde. O polo gesseiro da região está entre as mais importantes fontes de riqueza natural do Brasil.

Apesar de movimentar a economia brasileira, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas. O pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar põem em risco a saúde dos funcionários e dos moradores das cinco cidades.

A polêmica em torno do polo gesseiro de Pernambuco não impede a população local de se sustentar com o trabalho no gesso. Maria do Socorro de Souza, 26 anos, diariamente descarrega placas de gesso com até 11 quilos, cada. É o caso também de Josimar de Lima, 41 anos, que passou uma vida se dedicando a sua pequena fábrica, de onde tira o sustento dos 10 filhos. 

Assista na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Caminhos da Reportagem - O Ouro Branco de Araripina

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário