Björk em cena do filme 'A Senhora Júlia', de Ingmar Berman

Imagem:

Compartilhar:

Morre Anita Björk, musa do cineasta Ingmar Bergman

Criado em 24/10/12 11h35 e atualizado em 24/10/12 12h05
Por Agência Lusa

Morre Anita Bjork
Björk em cena do filme 'A Senhorita Júlia' (Divulgação)

A atriz Anita Björk, uma das musas do reconhecido cineasta sueco Ingmar Bergman, morreu aos 89 anos, divulgou nesta quarta-feira a rádio estatal sueca, citando o filho da artista.

A atriz, que sempre teve uma ligação privilegiada com o teatro, ingressou na década de 1940 no Teatro Real de Estocolmo, uma relação que resistiu até o fim da sua carreira artística.

O reconhecimento internacional de Anita Björk chegou em 1951 com o filme 'A Senhorita Júlia' , uma obra de Alf Sjoberg que foi reconhecida pelo Festival de Cannes.

A ligação artística entre o famoso cineasta sueco Ingmar Bergman, que morreu em julho de 2007 também aos 89 anos, e Anita Björk percorreu várias décadas.

Em 1952, Bergman dirigiu Anita Björk no filme “Quando as Mulheres Esperam”. Anos mais tarde, em 1989, voltam a trabalhar juntos na peça “A Marquesa de Sade”, uma parceria que seria repetida em 1997, desta vez na televisão, com a obra “Na Presença de um Palhaço”.

Anita Björk foi casada com o escritor sueco Stig Dagerman, de 1953 até a morte do autor em 1954.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário