No site do Arquivo Nacional é possível conferir a carta de Caminha digitalizada

Imagem:

Compartilhar:

Original da Carta de Caminha está disponível na internet

Criado em 19/04/13 10h58 e atualizado em 22/04/13 13h30
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha foi o autor do primeiro relato sobre a chegada dos portugueses ao Brasil. No documento, ele narra ao Rei D. Manuel a viagem das naus portuguesas desde a saída da cidade de Belém, até avistarem o Monte Pascoal, na Bahia, em 22 de abril de 1500.

Saiba mais:

Confira no mapa o trajeto da viagem de Cabral [2]

A Carta de Pero Vaz de Caminha: conheça o primeiro documento dos portugueses sobre o Brasil [3]

Em 14 páginas, Caminha faz um relato detalhado do que os portugueses encontram no litoral da Bahia: uma mata exuberante, água em abundância, pássaros coloridos e, é claro, os índios que habitavam a região. Diante do desconhecido, surge uma descrição curiosa sobre os hábitos daquele povo  e suas feições.

O documento histórico está guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa (Portugal). Fica dentro de um cofre e só fica exposto ao público em ocasiões especiais. Mas a Direção-Geral de Arquivos do governo português disponibiliza uma versão digitalizada da carta, que pode ser acessada pela internet.

Acesse aqui a carta de Caminha em versão digital [4]

A grafia e o português antigo de Caminha dificultam a compreensão. Muitas palavras caíram em desuso, outras tiveram a grafia alterada com o passar do tempo. Para ler a “tradução” da carta para o português atual, clique aqui [5]

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário