Waly Salomão, poeta baiano, morreu em 5 de maio de 2003

Imagem:

Compartilhar:

Há 10 anos morria o poeta Waly Salomão

Criado em 05/05/13 14h38 e atualizado em 05/05/13 14h38
Por Portal EBC

Waly Salomão
Waly Salomão, poeta baiano, morreu em 5 de maio de 2003 (Pan-Cinema Permanente/ Divulgação )

Há exatos 10 anos, um câncer no intestino levou o poeta baiano Waly Salomão. No dia 5 de maio de 2003, aos 59 anos, o artista morreu após passar alguns dias internado no Rio de Janeiro. Filho de uma baiana com um sírio, Waly teve forte ligação com o Tropicalismo, na década de 60, e era um dos grandes nomes da contracultura no Brasil. Em 1967 formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas nunca exerceu a profissão. Cursou a Escola de Teatro da mesma instituição e estudou inglês na Universidade de Columbia, em Nova York, no início da década de 70.

Waly escreveu nove livros de prosa e poesia e era colaborador de vários jornais e revistas. Mais do que escritor, o artista foi um importante produtor cultural: produziu shows, organizou publicações e coletâneas. Foi letrista parceiro de cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Itamar Assunção, Adriana Calcanhoto e Cássia Eller. Era um dos padrinhos do projeto social Afrorregae, que promove ações culturais em comunidades cariocas.

Por suas obras, recebeu diversos prêmios literários, entre eles o Jabuti e o Alphonsus Guimarães com o livro Algravias, lançado em 1996. Em 2003, foi secretário do Livro e da Leitura no Ministério da Cultura na gestão Gilberto Gil. Mas o maior reconhecimento vinha do próprio meio artístico - todos os pareceiros de trabalho de Waly o definem ainda hoje como um grande gênio da poesia. Em 2008, o documentário Pan-Cinema Permanente, do diretor Carlos Nader, sobre a vida e obra de Waly, venceu o Festival É Tudo Verdade. Assista ao trailler do filme e saiba mais sobre quem foi o poeta. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário