Museu Nacional da República, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Além de assistir ao jogo, turistas estão curiosos em conhecer arquitetura de Niemeyer

Criado em 14/06/13 08h32 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Thais Leitão Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília - Além da expectativa de ver de perto os dribles, passes e gols dos jogadores da Seleção Brasileira, turistas desembarcam em Brasília para a abertura da Copa das Confederações, amanhã (15), atraídos pelo patrimônio arqueitetônico da cidade. Detentora da maior área tombada do mundo - 112,25 quilômetros quadrados - e inscrita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na lista de bens do patrimônio mundial em 1987, a cidade é considerada um marco da arquitetura e do urbanismos modernos.

Para a arquiteta paulista Fernanda Magalhães Machado, de 34 anos, que chegou à capital federal ontem (13), as obras de Oscar Niemeyer, apontado como referência internacional na área, foram o fator decisivo para escolher Brasília, que vai receber o jogo de abertura do campeonato.

"Viemos, eu e meu marido, assistir ao jogo no sábado e, como vamos ficar na cidade por quatro dias, acho que vai ter bastante coisa legal para conhecer a arquitetura da capital federal. Como somos arquitetos, um dos focos da viagem é, sem dúvida, a obra [de Niemeyer]", disse Fernanda. Ela planejou o passeio com cerca de três meses de antecedência. "Compramos os ingressos na primeira fase de vendas. É uma viagem bem planejada”, destacou a turista.

Mesmo sem o olhar profissional de Fernanda, o corretor de seguros paranaense Carlos César Vilas Boas, de 42 anos, também desembarcou em Brasília ontem (13), na expectativa de assistir ao jogo deste sábado e visitar pontos turísticos da cidade. Entre eles, Vilas Boas quer conhecer as construções projetadas por Niemeyer, como a Catedral Metropolitana, o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto.

"Vamos ficar até segunda-feira [17] para assistir ao jogo e fazer um tour pela cidade. Eu gosto muito de Brasília, é minha segunda vinda à capital", disse ele, que ressaltou a "grande expectativa" em relação à partida.

As autoridades estimam que o fluxo no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, durante o evento, chegue a 45 mil pessoas por dia, o que não ultrapassa o pico de passageiros diários na época de fim de ano, que é 60 mil. Até agora, o aumento na movimentação não foi percebido por profissionais que trabalham no aeroporto, como o taxista Ângelo Jose Milhano, de 49 anos.

“Por enquanto, o movimento aqui no aeroporto está normal, normalíssimo. Eu espero que melhore, que realmente venham muitas pessoas de fora, como o esperado, porque assim sobra pra gente e a gente fatura um pouco mais", disse ele. Ângelo Milhano não participou de nenhum curso preparatório especial para a Copa das Confederações. Ele ressaltou, no entanto, que está pronto para receber bem todos os turistas que precisarem de seus serviços.

As condições do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek [3] para receber os visitantes do jogo de abertura foram consideradas satisfatórias pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys. Ele vistoriou o terminal na última quarta-feira (12). Segundo Guaranys, mesmo com as obras em andamento para a Copa do Mundo, o aeroporto tem mais qualidade.

A Inframérica, operadora do aeroporto de Brasília, também faz operação especial, com escalas diferenciadas em horários de pico, sinalização e ampliação do atendimento ao usuário. Segundo a empresa, haverá um aumento de 35% de pessoal durante o evento.

Edição: Marcos Chagas

Tags:  arena [4], arquitetura [5], brasil [6], Brasília [7], Ciência [8], competição [9], Copa das Confederações [10], Cultura [1], dribles [11], Educação [12], esporte [13], estádio [14], Estreia [15], gols [16], Japão [17], jogo [18], Mané Garrincha [19], Nações Unidas [20], Niemeyer [21], organização [22], passes [23], patrimônio [24], seleção brasileira [25], turistas [26], Unesco [27], urbanismo [28]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário