Milho é a base da culinária das festas juninas

Imagem:

Compartilhar:

Comidas típicas marcam as festividades juninas, confira receitas

Criado em 07/06/13 18h12 e atualizado em 11/06/13 16h11
Por Adriana Franzin Fonte:EBC

Comidas típicas de milho
Milho é a base da culinária das festas juninas (Giselli Carvalho / CC)

Uma das principais atrações das festas juninas é a culinária típica. Como o mês de junho é tempo da colheita do milho no Brasil, os pratos mais comuns durante os festejos de junho são feitas a partir do grão. Além de servir para o consumo sendo cozido, assado e frito, o milho pode é  usado como base para inúmeros pratos, como curau, canjica, pamonha, pipoca, cuscuz, bolo, entre outros.

Além desses alimentos, as festas juninas são marcadas por um cardápio variado e com tradições que remontam ao interior do país: arroz doce, amendoim, paçoca, pinhão, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão, batata doce assada, mané pelado (bolo de mandioca e queijo) e maçã do amor.

Leia também: Saiba de onde vem a quadrilha, dança típica das festas juninas [2]

As receitas variam de acordo com a região do país, com a oferta de produtos e a cultura local. Podem mudar, também, de nome. Por exemplo: o que é conhecido como canjica por grande parte dos brasileiros é chamado de mugunzá pelos nortistas e nordestinos. E o que é canjica no Norte e no Nordeste, é conhecido no restante de país como curau. Para entender, confira as receitas:

Canjica
Canjica ou mugunzá (© Marcos Santos / Agência USP)

Canjica (ou mugunzá)

Ingredientes:
500g de milho para canjica
2 litros de água
1 litro de leite
400 ml de leite de coco
100g de coco fresco ralado
2 1/2 xícaras (de chá) de açúcar
Cravo e canela a gosto

Modo de Preparo:
Deixe o milho de molho em água por 12 horas, escorra e coloque na panela de pressão com os 2 litros de água, o cravo e a canela. Deixe cozinhar por cerca de 45 min. Depois coloque o milho cozido em outra panela. Acrescente o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar.


 

Curau de milho verde
Mingau feito de milho verde é conhecido como canjica e como curau (Giselli Carvalho / CC)

Curau (ou canjica)

Ingredientes:
4 espigas de milho
200 ml de leite de coco
100 ml de leite
1 1/2 xícara (de chá) de açúcar
Canela em pó

Modo de Preparo:
Corte o milho do sabugo e bata os grãos com o leite e o leite de coco no liquidificador. Passe a mistura por uma peneira fina. Acrescente o açúcar e leve ao fogo. É necessário mexer sempre para não grudar no fundo da panela. Deixe engrossar. Depois é só polvilhar canela moída.

As receitas foram retiradas do blog Aqui na Cozinha [3]

Tags:  comida [4], típica [5], canjica [6], festa [7], junina [8], curau [9], milho [10], derivado [11], prato [12], receita [13], mugunzá [14], mingau [15], culinária [16], cardápio [17], campo [18], roça [19], tradição [20], regional [21], quermesse [22], barraquinhas [23]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário