Manchas simétricas como as da foto são usadas no teste de Rorschach, que leva o nome de seu criador, o psiquiatra suíço Hermann Rorschach

Imagem:

Compartilhar:

Google: Hermann Rorschach ganha homenagem em doodle

Criado em 08/11/13 08h47 e atualizado em 08/11/13 12h12

Hermann Rorschach
Foto de 1910 do psiquiatra suíço Hermann Rorschach, nascido em 8 de novembro de 1884 (Wikimedia)

Os 129 anos de nascimento de Hermann Rorschach motivam homenagem do Google ao psiquiatra suíco, criador de método de teste psicológico de personalidade. O teste é famoso e polêmico, por demandar que se apresente significados a imagens abstradas. O teste de Rorschach, nomeado a partir do próprio autor, ainda é aplicado, embora seja também controverso no meio.

Confira o vídeo produzido pelo Google (em inglês):

O teste projetivo, a rigor, consiste na sucessiva exibição, ao sujeito analisado, de 10 borrões com simetria, coloridas ou monocromáticas. Usado em filmes e mesmo em sátiras do universo dos divãs de psicólogos e de sessões com psiquiatras, o modelo tornou-se conhecido mesmo do público leigo.

Ferramentas online permitem que se faça o teste de Rorschach online [2]. O próprio Doodle, produzido pelo Google, apresenta essa possibilidade de o visitante dar significado ao que vê nas imagens e compartilhar os resultados com amigos pelo Twitter, Facebook e Google +.

Uma curiosidade da ação é que, no extrato com informações básicas sobre a personalidade buscada, à direita da lista de resultados, foram apresentadas fotos do ator norte-americano Brad Pitt misturadsa entre as imagens de fato do psiquiatra suíço. A seleção de imagens é feita de modo automatizado, por meio do algorimo de pesquisa que traz fotos semelhantes.  Na prática, o homenageado recebeu um elogio adicional do buscador.

Hermann Rorschach e Brad Pitt
Buscador misturou fotos do ator norte-americano Brad Pitt com as do psiquiatra suíco Hermann Rorschach (Reprodução Google)
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário