Cia dos Prazeres

Imagem:

Compartilhar:

Grupo teatral de comunidade carioca encena ópera-rock em arenas populares

Criado em 17/07/14 20h10 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgilio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

A história do imperador romano Heliogábalo e do poder das mulheres em seu reino é resgatada em uma ópera-rock que estreou às 19h de hoje (17) na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. O espetáculo HélioGaBaalo 2: Ás Júlias, As Origens dos Mitos Solares é a mais nova montagem da Cia dos Prazeres, grupo teatral criado em 2012 pelo ator e diretor Lucas Weglinski e sediado no Morro dos Prazeres, favela do bairro de Santa Teresa, região central da cidade.

Quinze atores se revezam em diversos personagens para contar a saga ambientada na Síria de quase 2 mil anos atrás, origem do jovem rei e sacerdote, criado por quatro mulheres, e sobre como esse monarca reconquistou e anarquizou um dos maiores impérios da História. Uma banda e coro com sete integrantes executa a trilha musical do espetáculo, que conta ainda com cenários e consultoria artística do premiado Hélio Eichbauer.

“Tudo gira em torno da formação do personagem histórico e mítico, mas sem a presença dele, que está sendo gerado em todas as camadas do espetáculo. Nosso interesse é recriar o contexto e as circunstâncias que possibilitam a aparição meteórica desse astro milenar do mau comportamento”, explica Lucas Weglinski, autor e diretor do espetáculo. O surrealismo e a poesia do dramaturgo francês Antonin Artaud, autor de Heliogábalo, o anarquista coroado, serviram de inspiração para o texto de Weglinski.

O espetáculo foi o vencedor do edital de Fomento Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, e a apresentação desta quinta-feira dá início a uma curta temporada pelas arenas populares da prefeitura do Rio, espalhadas pela zona norte carioca. Sempre com entrada grátis, a ópera-rock volta a ser encenada amanhã (18) na arena da Pavuna. Nos próximos dias 26 (às 17h) e 27 (às 19h) estará na Arena Dicró, na Penha, e nos dias 2 de agosto (19h) e 3 (17h) na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário