Especial Música Negra Brasileira

Imagem:

Compartilhar:

Música Negra Brasileira: conheça os convidados do programa especial da TV Brasil

Criado em 10/11/14 17h30 e atualizado em 13/11/14 15h33
Por Daniel Roviriego e Lauro Mesquita

A música foi um importante veículo de valorização da herança afro-brasileira no Brasil. Nos anos 70, artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Gilberto Gil e Wilson Simonal cantavam o orgulho de ser negro em canções célebres como "Zumbi", "Negro é Lindo", "Rodésia", "Que bloco é esse", "Tributo a Martin Luther King" e muitas outras. A temática e o estilo musical traziam elementos do movimento Black Power americano, assim como de gêneros musicais como o soul, o funk e o reggae.

O especial Música Negra Brasileira vai ao ar na TV Brasil em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e resgata o universo dos bailes black dos anos 1970. Participam nomes da época como Sandra de Sá, Toni Tornado, Hyldon e de talentos da nova geração que atualizam este universo cultural, como B Negão e Ellen Oléria.

Nos vídeos abaixo confira histórias da carreira dos artistas e a opinião deles sobre racismo e a importância da música na construção da identidade negra.

Sandra de Sá

Sandra de Sá, anfitriã do especial Música Negra Brasileira,  fala sobre racismo e a mudança da sociedade brasileira em relação ao tema. Ela ainda reflete sobre a influência africana na cultura brasileira. Segundo ela, o povo brasileiro está mais consciente e questões relativas ao preconceito são mais criticadas.

Hyldon

Em entrevista exclusiva, o cantor, guitarrista e compositor Hyldon exalta a importância de Tim Maia na música brasileira e seu grito de “muitas Áfricas”. O músico ainda narra um episódio vivido com Wilson Simonal, um dos compositores homenageados pelo especial Música Negra Brasileira, junto com Tim Maia, Jorge Ben Jor, Cassiano e Gilberto Gil.

 

Ellen Oléria

A cantora e compositora Ellen Oléria fala da relação da sua geração com a luta pela transformação nos processos discriminatórios no Brasil e o papel do movimento negro nesta jornada. Ellen ainda explica como a música é um agente fundamental na exaltação da cultura afro-brasileira.

 

Toni Tornado

O ator, cantor e compositor fala sobre como a  educação no Brasil aborda a cultura e história dos negros no país e a importância do tema para a conscientização social.  Tony ainda dá um recado para o jovem negro brasileiro. Confira.

B Negão

O cantor e compositor B Negão explica o conceito do “Afrofuturismo” e sua militância nesta área. Bernardo ainda fala de Jorge Ben e seu principal arranjador, J.T Meirelles.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário