SESC apresenta peças de teatro em homenagem a João das Neves

Imagem:

Compartilhar:

Trilogia de peças com temática negra celebra 80 anos de João das Neves

Criado em 15/11/14 13h33 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

Para comemorar os 80 anos do diretor e autor teatral João das Neves e o Mês da Consciência Negra, o Sesc Campo Limpo, na capital paulista, apresenta três peças de teatro dirigidas por ele e com temática e atores negros. A trilogia, chamada de Afro-Brasileira, é composta pelas peças Besouro Cordão de Ouro; Galanga, Chico Rei!; e Zumbi. As apresentações serão gratuitas.

A trilogia marca o início das comemorações dos 80 anos do diretor, quase 60 deles dedicados ao teatro. Segundo Laura Castro, da JLM Produções, responsável pela produção da trilogia, as comemorações também incluem a revitalização do acervo do diretor e a montagem do espetáculo inédito Yuraiá, O Rio do Nosso Corpo, com texto escrito por Neves. O espetáculo retrata a vida dos índios Kaxinawás, fruto de uma pesquisa que ele desenvolveu no tempo em que viveu no Acre. A peça deverá estrear em abril do próximo ano.

Saiba onde terá feriado da Consciência Negra [3]

Nascido em 1934, no Rio de Janeiro, João das Neves foi um dos criadores do Grupo Opinião, um dos focos de resistência político-cultural das décadas de 1960 e 1970, onde montou a peça O Último Carro, em 1976, uma metáfora do Brasil em um trem desgovernado. Suas peças, disse Laura Castro, retratam, principalmente, a questão da identidade do povo brasileiro.

“Ele sempre trabalhou com a questão de identidade e com questões culturais relevantes”, disse Laura. “Esse trabalho da trilogia reúne três espetáculos dos últimos anos de carreira do João e ligados à questão da cultura afro-brasileira”, acrescentou.

Laura disse, ainda, que assistir aos espetáculos de João das Neves é “uma grande experiência” para o público. “A gente redescobre e relê nossa história e nossa formação cultural a partir desses espetáculos”, disse.

Besouro Cordão de Ouro, escrita por Paulo César Pinheiro, é uma peça que apresenta uma grande roda de capoeira. Mostra de maneira lúdica a trajetória de Manuel Henrique Pereira, o Besouro Cordão de Ouro, um grande capoeirista da Bahia. O espetáculo será apresentado entre os dias 14 e 16 de novembro.

Zumbi, escrita durante a ditadura militar por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri e musicada por Edu Lobo é encenada por um grupo de dez atores negros, sem um ator principal. A peça foi o primeiro musical autenticamente brasileiro. Zumbi será encenada entre os dias 20 e 23 de novembro.

Galanga, Chico Rei!, musical de Paulo César Pinheiro e inédita em São Paulo, traça a história de vida de Chico, rei de uma tribo do Congo, trazido ao Brasil como escravo onde e que se tornou herói. Galanga, Chico Rei! encerra a trilogia nos dias 28 e 30 de novembro.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário