Imagem: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Compartilhar:

Confira cinco atrações imperdíveis do Museu do Amanhã

Criado em 18/12/15 18h06 e atualizado em 18/12/15 21h57
Por Marília Arrigoni Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Depois de quatro anos, as portas do Museu do Amanhã são abertas neste sábado, 19 de dezembro, no Rio de Janeiro. Debruçado na Baía da Guanabara, o monumento é mais uma obra que simboliza a revitalização da região portuária da cidade.

 

Mais do que um museu de ciências, o lugar reúne informações, jogos e stividades interativas, sensoriais, reflexivas e instigantes. O Portal EBC selecionou cinco atrações imperdíveis do espaço que se propõe a examinar o passado, apresentar tendências do presente e explorar cenários possíveis para os próximos 50 anos. Confira:

1) Vista e arquitetura

 

Antes mesmo de iniciar a visitação científica, o cenário natural da Baía da Guanabara que envolve o novo museu, a nova Praça Mauá e seu entorno, além da arquitetura ousada do espanhol Santiago Calatrava já fazem valer a visita. Quem está nos fundos do museu confere essa vista: 

 

 

 

Já da Praça Mauá, o museu pode ser visto assim: 

 

 

2) Portal Cósmico

 

Um grande globo que projeta imagens em 360 graus envolve o visitante logo no início do percurso. Por oito minutos, as pessoas passeiam por galáxias, células, estádios de futebol, e podem observar o surgimento da Terra e o desenvolvimento do pensamento. Alguns trechos do vídeo foram gravados por óculos de realidade virtual, que dão a verossimilhança nas imagens:

3) Antropoceno

 

Os seis totens de 10 metros de altura dispostos em círculo transmitem vídeos e informações que fazem até os menos questionadores refletirem sobre as atividades e atitudes humanas e os impactos de tudo isso até agora.

Antropoceno: o impacto da ação do homem no planeta e seu poder como força geológica.

4) Jogos

 

As reflexões continuam com os jogos interativos, como o que questiona: “quantos planetas seriam necessários para sustentar a humanidade, se todos tivessem o seu padrão de consumo?”. Ou que tal simular uma civilização virtual em que jogadores devem controlar os recursos disponíveis para manter a sustentabilidade?

5) Perguntas provocativas e informações

 

A exposição permanente tem as seguintes questões que são seus fios-condutores: “De onde viemos?”, “Quem somos?”, “Onde estamos?”, “Para onde vamos?”, “Como queremos ir?”. Além delas, ao longo de todo o espaço, perguntas como “estamos sozinhos no universo?”, “como democratizar o acesso a órgãos artificiais?” e informações sobre o planeta instigam os visitantes.

 

O Museu do Amanhã abre a partir deste sábado, e funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada para as exposições às 17h. O café, restaurante e a loja do local também funcionam de terça a domingo, das 10h às 18h. Às segundas, o Museu e suas dependências serão fechados. Os ingressos terão valor de R$ 10, e R$ 5 para meia-entrada. Às terças-feiras a entrada será gratuita.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário