Imagem: Max Lovy/Divulgação

Compartilhar:

Carnaval 2016: conheça aplicativos para facilitar a vida dos foliões

Criado em 01/02/16 15h13 e atualizado em 01/02/16 16h02
Por Ana Elisa Santana Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

A tecnologia nos ajuda no dia a dia e por que não aproveitar o que ela tem a oferecer também no carnaval? Muitos aplicativos para celular podem ser úteis para faciliar a vida dos foliões. Eles oferecem serviços que vão desde a concentração e horário dos blocos de rua até a localização de banheiros públicos próximos.

Abaixo, selecionamos alguns deles que são gratuitos e úteis para a folia. Só tome cuidado para não perder o celular, claro. Quando estiver em uma aglomeração, mantenha-o com você em local seguro.

Reúna as fantasias, deixe pronta a maquiagem, separe a garrafinha de água e coloque o celular para carregar!

1. De olho na programação

Onde você pretende passar o carnaval? Nas cidades que têm uma pogramação de carnaval maior, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife/Olinda, é possível se programar com aplicativos desenvolvidos pelas prefeituras. Neles é possível conferir as opções para cada dia de folia, além de selecionar as atrações que são sua preferência, para receber informação sobre alterações de percurso ou alertas quando o horário delas estiver próximo.

Um exemplo é o Onde está meu trio, desenvolvido governo do Estado da Bahia, que mostra a localização dos blocos em todos os circuitos de Salvador, além de oferecer a possibilidade de que o usuário compartilhe nas redes sociais a sua localização. Fique atento: as lojas de aplicativos, em geral, mantém os aplicativos de anos anteriores disponíveis, mas eles têm as datas e programação totalmente diferentes. Por isso, é importante conferir para fazer o download dos aplicativos de 2016.

2. Transporte

Sair para a folia de carro, em geral, é uma cilada em tempos de carnaval. Além da dificuldade que vai ser conseguir estacionar, você não pode nem pensar em pegar o volante se beber algo com álcool durante a festa. Por isso a melhor opção são os aplicaivos de transporte, como o Uber, 99Taxis ou Easytaxi, pelos quais você pode chamar um profissional para te deixar em casa com segurança.

O transporte público também é uma opção: com o app CittaMobi, você pode saber a que horas o seu ônibus vai passar. A ferramenta fornece uma previsão de horário de chegada ao seu ponto baseada na localização em tempo real do ônibus que você deseja pegar. O serviço é gratuito e já está disponível no sistema operacional Android para cidades como São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Maceió (AL), Rio Branco (AC) e Colatina (ES), entre outras.

3. Piriri app

Um grande drama dos foliões de rua é a dificuldade para ir ao banheiro. Há cidades como o Rio de Janeiro e Salvador, que fazem fiscalização e multam quem urinar na rua (na capital carioca, o valor é de R$ 170). Se você quer sair do aperto sem perder muito da festa, uma opção é usar o Piriri app. O serviço mostra, com um mapa de arredores feito a partir de sua localização, quais banheiros públicos estão mais próximos. É possível, também, acrescentar banheiros novos a exemplo dos boxes químicos que são colocados nas ruas pelas prefeituras.

4. Dicas para turistas

O aplicativo Fousquare ficou popular por dar a opção aos usuários de fazer "check-in" nos lugares onde eles estão, compartilhando tudo nas redes sociais. Mas depois de uma reformulação, o app deixou os check-ins de lado e concentra apenas dicas de diversos locais; de parques a restaurantes; teatros a casas noturnas.

Outro aplicativo que oferece a mesma função é o TripAdvisor. Nele é possível conhecer os melhores estabelecimentos da cidade, com avaliações feitas pelos próprios clientes. O serviço tambem oerece a possibilidade de conhecer e reservar hotéis, que também são mostrados com as notas dadas por usuários.

Apps do tipo são uma boa opção para que os foliões que vão passar o carnaval em uma cidade desconhecida não percam tempo sem saber para onde ir. Assim sobra mais tempo pra festejar!

5. De olho no céu

Boa parte dos foliões não se importa com a chuva quando a festa está boa. Mas para quem se preocupa em deixar a fantasia impecável, ou apenas não quer ser surpreendido com uma tempestade ou um calorão, aplicativos que mostram a previsão do tempo são bons companheiros nos dias de folia. O Climatempo oferece serviço gratuito, assim como os apps Radar Meteorológico e Weather Underground (em inglês). Vale pesquisar para baixar o que você achar melhor.

Tags:  carnaval [5], carnaval 2016 [6], aplicativos [7], APP [8], Uber [9], taxi [10], localização [11], transporte público [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário