Aluna estuda em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Universidade de Lisboa faz seminário sobre a educação no Brasil e em Portugal

Criado em 31/01/13 17h05 e atualizado em 31/01/13 18h11
Por Gilberto Costa Edição:Tereza Barbosa Fonte:Correspondente da EBC [2]

Enem 5
A situação da educação (nível de escolaridade e qualidade do ensino) em Portugal é superior à do Brasil, segundo a OCDE. (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr )

Lisboa – Um grupo de 20 pessoas, entre professores e alunos de mestrado da área de educação da Universidade de Caxias do Sul (RS) participa até amanhã (1º) do seminário internacional Pensar a Educação e Perspectiva Comparada Portugal Brasil; promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O seminário discute a educação de jovens e adultos; a formação de professores; a avaliação educacional; as mudanças curriculares; o uso de tecnologias de informação e comunicação; além da história comparada.

Apesar da língua em comum e da antiga relação de colônia e metrópole, Brasil e Portugal não exerceram entre si grande influência na concepção de modelos educacionais. De acordo com o historiador português Joaquim Pinto Silva (especializado em educação), os dois países tiveram “pouca interlocução direta”, porém têm referências internacionais próximas entre pedagogos suíços, belgas, espanhóis e norte-americanos.

Segundo o historiador português da educação, Justino Magalhães, o que acontecia na educação dos Estados Unidos e na do Brasil no início do século 20 chamava a atenção das elites portuguesas, que “ficaram inquietas com a dinâmica de adesão aos modelos de desenvolvimento e de cientificidade; ao positivismo filosófico”; que tiveram contato em impressos e revistas do Brasil.

A situação da educação - nível de escolaridade e qualidade do ensino - em Portugal é superior à do Brasil, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa 2009), aplicado pela OCDE, mostra que os estudantes portugueses apresentam mais habilidades e competências do que os brasileiros em testes de leitura e interpretação; cálculo matemático e ciências.

No ranking [3]do desempenho educacional e da situação econômica, o Brasil totaliza 412 pontos enquanto Portugal tem 489. A média da OCDE é de 493 pontos e os países mais bem colocados foram a China (Xangai), a Coreia e a Finlândia, que totalizaram mais de 536 pontos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [4], 49,3% da população brasileira com 25 anos de idade ou mais não havia concluído o ensino fundamental em 2010. O percentual da população portuguesa que não tinha qualquer nível de escolaridade completa em 2011 era de 8,6%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) [5].

Magalhães pondera que apesar da diferença entre os dos países também “há arcaísmos do lado português”, quando comparado com outros países da Europa. Para ele, não é possível fazer comparações diretas sem “circunstanciá-las”.

“Os indicadores têm que ser trabalhados dentro de cada contexto de modernização. O Brasil tem grande diversidade cultural; uma impressionante espiral de riqueza e também uma difícil situação com a pobreza”, lembra.

A pesquisadora brasileira Nilda Stecanela, coordenadora da delegação da Universidade de Caxias do Sul na Universidade de Lisboa, assinala que há desafios em comum como o ensino em época de alta tecnologia acessível aos alunos. “As escolas de hoje foram criadas por una sociedade que já não existe nais”.

A viagem dos alunos e professores da Universidade de Caxias do Sul - que tem estatuto jurídico de universidade comunitária - a Portugal foi pago por eles próprios. “É um investimento. Podemos conhecer melhor o nosso país vendo-o de fora e trocando experiências com pesquisadores de outros lugares”, disse Nilda.

Edição: Tereza Barbosa

*Colaborou Amanda Cieglinski, do Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [48] Fazer uma Reclamação [48] Fazer uma Elogio [48] Fazer uma Sugestão [48] Fazer uma Solicitação [48] Fazer uma Simplifique [48]

Deixe seu comentário