Estudante faz simulado para a prova do Enem

Imagem:

Compartilhar:

Enem endurece critérios de correção da redação para 2013

Criado em 08/05/13 16h39 e atualizado em 08/05/13 16h54
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem (Joana Rangel/ Creative Commons )

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou hoje (08) os detalhes do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou mudanças nos processos de correção da prova de redação.

Leia também:

- Enem 2013: provas serão em 26 e 27 de outubro; inscrições começam dia 13 de maio [2]

A partir de 2013, candidatos que inserirem trechos “deliberadamente desconectados” com o tema proposto terão a redação anulada – nota zero. A mudança é uma resposta aos casos registrados em 2012 em que candidatos inseriram trechos de receita de macarrão e hinos de times de futebol no texto e receberam uma nota acima de 500 (em uma escala de 0 a 1.000 pontos).

A redação do Enem vale 1.000 pontos. Cada texto passa pelo crivo de pelo menos dois professores que avaliam a redação de forma independente – um não sabe qual foi a nota atribuída pelo outro. A média entre as duas notas resulta na pontuação final. A novidade para 2013 é que caso haja uma diferença maior do que 100 pontos entre a nota do primeiro e do segundo avaliador, um terceiro corretor é chamado para analisar a redação – antes o terceiro  corretor só era acionado caso a discrepância fosse de pelo menos 200 pontos.

Cada texto é avaliado a partir de cinco competências, cada uma valendo 200 pontos.Se a diferença atribuída por dois corretores para qualquer uma das competências for superior a 80 pontos, ela também seguirá para um terceiro corretor.

Mercadante descartou a possibilidade levantada anteriormente de que todas as redações nota 1.000 passassem por uma banca [3]. Em 2012 foram divulgados casos de estudantes que tiraram nota máxima, apesar dos textos conterem erro de português. O que o edital do Enem prevê para este ano é que “desvios gramaticais ou de convenções de escrita” serão aceitos apenas “com excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência”,

Mercadante destacou que também será aprimorado o processo de avaliação pela qual passam os corretores – alguns são eliminados durante o período de treinamento. Eles seguirão recebendo capacitação online e presencial. Por dia, ele recebe 50 provas inicialmente e pode chegar a receber 100 provas diariamente, a depender da velocidade com que corrige. Para cada prova corrigida é pago R$ 3.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [47] Fazer uma Reclamação [47] Fazer uma Elogio [47] Fazer uma Sugestão [47] Fazer uma Solicitação [47] Fazer uma Simplifique [47]

Deixe seu comentário