Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como a redação do Enem é corrigida

Criado em 27/10/13 14h18 e atualizado em 27/10/13 14h50
Por Portal EBC

Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Critérios para avaliação dos textos dos candidatos estão mais rígidos neste ano. Conheça cada um dos pontos observados (Foto: Joana Rangel/ Creative Commons )

A redação é a única, entre todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) [2], em que as notas realmente variam de zero a dez. Enquanto os cadernos com questões objetivas têm a pontuação baseada na Teoria da Resposta ao Item - TRI (o que faz com que as notas dos participantes variem de acordo com o desempenho de todos os candidatos - entenda aqui [3]), a correção da redação é feita com a com a observação de cinco competências que estão definidas no Manual de Redação do Guia do Candidato.

Em cada competência, o estudante pode obter nota de zero a 200. Caso o candidato consiga a pontuação máxima em todos os itens, ao final ele terá uma redação nota 1.000.

Leia também:
O tema da redação do Enem 2013 é  “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” [4]

Depois de algumas polêmicas na edição de 2012 do exame, o Ministério da Educação endureceu os critérios de correção [5]. A novidade é que caso haja uma diferença maior do que 100 pontos entre a nota do primeiro e do segundo avaliador, um terceiro corretor é chamado para analisar a redação. Até o ano passado, o terceiro corretor só era acionado caso a variação fosse de pelo menos 200 pontos.

As cinco competências avaliadas na correção da redação do Enem são:

Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
O corretor vai avaliar se você respeitou o padrão formal da língua escrita. É na competência 1 que são avaliados o uso correto da pontuação e a obediência às regras gramaticais, como regência nominal e verbal, concordância, grafia e acentuação das palavras, flexão verbal, colocação de pronomes, etc.

Demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema
É neste ponto que o avaliador observa se você compreendeu a proposta de redação e usou o seu conhecimento para desenvolver o tema. O candidato precisa elaborar um texto que apresente com clareza a tese a ser defendida e os argumentos que justificam aquela posição que foi assumida em relação à temática.

Demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista
Neste ponto, o corretor analisa se você selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. O objetivo é que o candidato apresente um texto coerente e possa ser entendido pelo leitor, fazendo-o refletir a respeito das ideias apresentadas.

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Na quarta competência, o corretor vai avaliar se você respeitou a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Para cumprir essa competência de forma satisfatória é muito importante saber utilizar os conectores: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são  responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos.

Elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos
No último ponto de avaliação, o corretor observa se você apresentou uma proposta de intervenção. Essa solução deve manter um vínculo com a tese desenvolvida no texto e manter coerência com os argumentos apresentados, já que expressa a sua visão como autor. A proposta de intervenção não deve ser muito genérica, e é fundamental que ela respeite os direitos humanos. Isso significa que não pode ir contra valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Redação nota zero
A redação do Enem pode ser desclassificada nos seguintes casos:
Se o candidato fugir do tema,
Se o estudante fizer inserções indevidas ou desconectadas do restante do texto
Se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,
Se o texto tiver menos de oito linhas,
Se houver desrespeito aos direitos humanos,
Se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário