Reitori da UFRJ está sob acusação

Imagem:

Compartilhar:

UFRJ adia início das aulas pela segunda vez, por mais uma semana

Criado em 09/03/15 16h26 e atualizado em 09/03/15 16h44
Por Flavia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu por mais uma semana o reinício das aulas do primeiro semestre de 2015. Algumas das suas unidades ainda estão sem equipe de limpeza. O serviço, terceirizado por meio de licitação, é administrado pela  empresa Qualitécnica. Todas as atividades acadêmicas da UFRJ – inclusive no Colégio de Aplicação (CAp) e na Escola de Educação Infantil – estarão suspensas até a próxima segunda-feira (16).

Na sexta-feira (6), representantes sindicais, estudantes e trabalhadores da limpeza participaram da Plenária de Decanos e Diretores, com os membros do Conselho Universitário. Foi constatado que a maioria das 63 unidades acadêmicas não teria condições de reiniciar as atividades nesta segunda-feira (9). A data original para o início das aulas era 2 de março [3].

Embora algumas unidades acadêmicas sejam atendidas por outra empresa e estejam prontas para o início das aulas, a UFRJ optou pelo cumprimento do calendário acadêmico de forma conjunta e reinício das aulas após sanadas as atuais pendências. A assessoria da UFRJ informou que as unidades atendidas pela Qualitécnica estão sendo prejudicadas pelo não cumprimento de cláusula contratual por parte da empresa, que deveria honrar o pagamento dos trabalhadores, mesmo sem repasse de verbas da universidade por até 90 dias. Ainda segundo a assessoria, estão sendo tomadas ações para solucionar o impasse entre a empresa e seus trabalhadores, antes de adotar medidas legais para a ruptura unilateral do contrato.

A assessoria de comunicação da Qualitécnica não foi encontrada para comentar sobre o assunto.

O estudante de engenharia mecânica, Lucas Rangel Freire, 20 anos, é um dos prejudicados pelo adiamento das aulas. Ele veio do Espírito Santo para estudar na UFRJ. “Nesse período sem aula não dá para se programar para fazer nada, e sabemos que mais cedo ou mais tarde, lá na frente, vai prejudicar as férias. Não dá para se organizar para fazer uma viagem, a gente fica na expectativa, meio preso”, comentou.

 

Tags:  UFRJ [5], Adiamento [6], início [7], aulas [8], problemas [9], limpeza [10], Educação [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário