Compartilhar:

Wikipedia na Universidade: enciclopédia vira ferramenta de ensino em sala de aula

Criado em 08/07/15 16h16 e atualizado em 08/07/15 19h32
Por Anderson Falcão Fonte:Portal EBC

Maior enciclopédia do mundo, a Wikipedia vem ganhando um reforço de peso entre seus colaboradores. Por meio do projeto Wikipedia na Universidade, alunos e professores realizam atividades em sala de aula ao mesmo tempo que desenvolvem pesquisas sobre os temas do curso e colaboram com a edição de verbetes relacionados na enciclopédia. O projeto é realizado no Brasil desde 2011 e está presente em mais de 10 universidades no país.

É o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde o professor do Departamento de Matemática e voluntário da Wikipedia, Fábio Azevedo, utiliza o site como ferramenta de ensino. Na 16ª edição do Fórum Internacional do Software Livre, que acontece em Porto Alegre, ele apontou os benefícios da iniciativa: “ao escrever os verbetes, o estudante pode pesquisar, buscar referências, resumir informação e organizar o pensamento, além de aprender como funciona a produção de conteúdo online”, avalia.

Confira lista com 5 habilidades desenvolvidas com o uso da Wikipedia

Por outro lado, aponta Fábio, o projeto leva a Wikipedia para o centro do conhecimento, que é a universidade: “essa aproximação pode melhorar a qualidade dos conteúdos da enciclopédia, atrair novos editores e renovar a comunidade que mantém a Wikipedia com pessoas muito qualificadas”. Esse contato, de acordo com o professor, pode contribuir também para aumentar a aceitação da Wikipedia, que, por muitos, não é vista como uma fonte confiável: “qualquer fonte está sujeita a erro, mas os projetos colaborativos ou feitos por muitas pessoas sofrem mais resistência do que grupos editoriais com assinatura”, conclui.

Qualquer professor ou estudante pode editar voluntariamente a Wikipedia, já que a enciclopédia é uma plataforma aberta. É possível, também, atuar com o apoio da comunidade "Wikimedia Fundação" que mantém a Wikipedia. Os interessados podem escrever para o e-mail educacao@wikimedia.org e acessar materiais de apoio para o desenvolvimento do projeto.

Confira 5 vantagens pedagógicas de se usar a Wikipedia , pelo professor Fábio Azevedo)

1) melhora o conhecimento do aluno ao escrever um verbete;

2) aumenta o conhecimento do estudante durante o processo de pesquisa e escrita;

3) torna-se capaz de entender melhor os fluxos de como a informação chega nas outras pessoas;

4) aprofunda-se em tópicos de interesse do próprio do aluno em vez de assuntos generalistas;

5) para a Wikipedia, a participação dos estudantes ajuda a divulgar a enciclopédia e melhora o conteúdo do site.



*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário