Fred faz terceiro gol do Brasil contra a Espanha, na final da Copa das Confederações

Imagem:

Compartilhar:

Brasil goleia Espanha e é campeão da Copa das Confederações

Criado em 30/06/13 20h53 e atualizado em 01/07/13 16h47
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Fred faz terceiro gol do Brasil
Fred foi artilheiro da Copa das Confederações, ao lado do espanhol Fernando Torres. (foto: Tânia Rêgo / ABr)

O Brasil não tomou conhecimento da Espanha na final da Copa das Confederações, neste domingo (30). Com dois gols de Fred e um de Neymar, a seleção brasileira venceu a atual campeã do mundo por 3 a 0. A Espanha teve chance para diminuir em cobrança de pênalti, mas Sérgio Ramos chutou para fora.

A partida entra para a história do Maracanã, que recebeu um excelente público. Nas arquibancadas, o momento político que vive o Brasil se refletia nas manifestações presentes em alguns cartazes. Antes da partida, alguns torcedores abriram dentro do estádio uma faixa com os dizeres "Imediata anulação da privatização do Maracanã".

- ACESSE: Tabela completa da Copa das Confederações [2]

LEIA TAMBÉM:
Final da Copa das Confederações mobiliza jogadores de 25 clubes [3]

A seleção brasileira se consolida como a maior vencedora da Copa das Confederações. São 4 títulos: 1997, 2005, 2009 e 2013. A França foi campeã duas vezes e o México chegou ao lugar mais alto do pódio uma vez.

- VEJA GALERIA DE IMAGENS DO JOGO:

Resumo

Quem esperava um domínio da posse de bola pela Espanha se surpreendeu com o início da partida. O Brasil chegou ao gol logo no primeiro minuto, quando Hulk cruzou na área e Fred finalizou mesmo caído no chão, mostrando sua ginga de artilheiro. O atacante pulou na arquibancada para comemorar junto com a torcida.

Mesmo em vantagem, a seleção brasileira dominava a partida e chegou a ter 60% de posse de bola aos 10 minutos. E continuava a ameaçar: aos 12, Paulinho roubou uma bola e por pouco não surpreendeu Casillas finalizando por cobertura.

A Espanha criava poucas chances de gol. Aos 19 minutos, Iniesta obrigou Júlio César a fazer boa defesa em um chute rasteiro no canto direito do goleiro.

O Brasil apostava em lances rápidos e os espanhois abusavam de faltas para impedir os avanços. Arbeloa recebeu amarelo ao matar contra-ataque puxado por Neymar e Sérgio Ramos também foi punido em lance mais ríspido com Oscar.

Mas, aos 31 minutos, a zaga espanhola não conseguiu impedir boa jogada de Neymar, que rolou para Fred na cara do gol. O atacante não teve tranquilidade para finalizar e chutou em cima de Casillas.

Embora pouco subisse ao ataque, a Espanha criou sua melhor chance aos 40 minutos. Pedro recebeu em boas condições e chutou no cantinho sem chances para a defesa de Júlio César. Mas o gol foi evitado por David Luiz que tirou a bola praticamente em cima da linha.

O lance poderia ser a senha para que os espanhóis começassem a gostar mais da partida. Mas receberam um balde de água fria aos 44 minutos. Neymar recebeu bola de Oscar e finalizou no ângulo: 2 a 0 para o Brasil.

Segundo tempo

Em desvantagem, o técnico Vicente del Bosque resolveu apostar nas mudanças. Voltou para o segundo tempo com o lateral Azpilicueta no lugar de Arbeloa, que já estava amarelado. O jogador, porém, nem bem pisou no gramado do Maracanã e viu o Brasil ampliar o marcador. Aos 2 minutos da etapa final, Hulk colocou Fred em ótimas condições e o atacante novamente não perdoou: 3 a 0.

O terceiro gol contagiou a torcida que já cantava "o campeão voltou" e gritava "olé" a cada passe da seleção brasileira. Buscando arriscar mais, Vicente del Bosque colocou Jesus Navas no lugar de Juan Mata. E a substituição surtiu efeito. Mal entrou, Jesus Navas sofreu pênalti cometido por Marcelo. Mas o dia era realmente verde amarelo: Sérgio Ramos cobrou para fora, à direita do goleiro Júlio César.

Daí em diante, o jogo parecia controlado. A Espanha passou a ter maior posse de bola, mas não criava lances de perigo e demonstrava certo desânimo. Aos 14 minutos o técnico fez a terceira e última substituição: tirou Fernando Torres e colocou David Villa. A esta altura, Felipão ainda podia fazer todas as três alterações permitidas.

Mesmo ganhando, os atacantes brasileiros pressionavam a saída de bola espanhola. Aos 18 minutos, o Brasil realizou boa jogada com Marcelo que poderia ter passado para Fred na pequena área, mas preferiu finalizar, jogando a bola para fora.

A Espanha demonstrava limitações na hora de concluir a jogada. Aos 21 minutos, Jesus Navas cortou Marcelo, mas chutou por cima do gol. E foi logo na sequência que Pique foi expulso, ao cometer falta em Neymar, quando o atacante iria ficar cara a cara com Casillas.

Com um jogador a mais, a vitória parecia garantida e Felipão resolveu dar chance a Jadson, que ainda não havia participado da Copa das Confederações. O meia entrou no lugar de Hulk.

Aos 34 minutos, foi a vez de Fred sair ovacionado e, em seu lugar, entrou Jô. Em sua primeira participação, o centroavante arrancou pela esquerda e obrigou Casillas a fazer uma boa defesa.

A esta altura, a torcida já comemorava aos gritos de "é campeão". Ainda houve tempo para que Hernanes substituísse Paulinho. Outro que saiu sob fortes aplausos, evidenciando uma retomada da confiança na seleção brasileira.

O Brasil atuou com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Jadson), Neymar e Fred (Jô). Já a Espanha contou com Casillas, Arbeloa (Azpilicueta), Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Fernando Torres (David Villa) e Mata (Jesus Navas).

Artilharia

Após balançar a rede duas vezes na final, Fred se tornou artilheiro da Copa das Confederações. Com cinco gols, o atacante se igualou ao espanhol Fernando Torres.

Na cerimônia de premiação, Neymar também foi agraciado. Ele recebeu o título de melhor jogador da competição.

Tags:  brasil [19], Espanha [20], 3 a 0 [21], 3x0 [22], 3 x 0 [23], Brasil e Espanha [24], Brasil x Espanha [25], Copa das Confederações [26], final da Copa das Confederações [27], Brasil campeão [28], campeão [29], título [30], final [31], seleção [32], seleção brasileira [33], gols [34], fred [35], Neymar [36], júlio césar [37], pênalti [38], Sérgio Ramos [39], expulso [40], Gol [41], Piqué [42], artilharia [43], Fred artilheiro [44], tetra-campeão [45], torcida [46], maracanã [47], posse de bola [48], protesto [49], manifestação [50], Fernando Torres [51]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [52] Fazer uma Reclamação [52] Fazer uma Elogio [52] Fazer uma Sugestão [52] Fazer uma Solicitação [52] Fazer uma Simplifique [52]

Deixe seu comentário