Compartilhar:

Clubes de futebol terão 20 anos para quitar dívidas com União

Criado em 14/07/15 09h10 e atualizado em 14/07/15 09h15
Por Gilberto Costa Fonte:Radioagência Nacional [2]

Governo e Congresso Nacional vão permitir aos clubes de futebol pagarem em 20 anos suas dívidas com a União, estimadas em R$ 4 bilhões. Os clubes também serão anistiados em 100% dos encargos legais das dívidas, 70% das multas e 40% dos juros.

Com votação simbólica, o Plenário do Senado Federal aprovou a Medida Provisória 671 que cria a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A MP foi votada favoravelmente na semana passada pela Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.

O texto aprovado também estabelece nova fonte de financiamento para os clubes: uma nova modalidade de raspadinha chamada Lotex.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Clubes de futebol terão 20 anos para quitar dívidas com União

Em contrapartida ao parcelamento da dívida bilionária e a criação de nova loteria, a ser explorada pela Caixa Econômica Federal, os clubes que se beneficiarem da lei vão se submeter ao acompanhamento e à fiscalização da Autoridade Pública de Governança do Futebol ligada ao Ministério do Esporte.

A lei também descreve o que é gestão temerária nos clubes, exige transparência na administração, limita reeleições de dirigentes e impõe meta para redução de déficit.

O descumprimento das contrapartidas da lei pode proibir os clubes de fazer registro de novos atletas e até rebaixar os times em competições futuras, como lembra o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).

A votação da MP 671 destrancou a pauta do Senado que agora poderá votar antes do dia 17, quando começa o recesso, o projeto de lei que diminui as desonerações de folha de pagamento, os projetos de lei da reforma política e do pacto federativo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário