Primeiro Jogos Olímpicos - Olimpíada de Atenas 1896

Imagem:

Compartilhar:

Atenas 1896: primeiros Jogos Olímpicos da era moderna completam 120 anos

Criado em 06/04/16 10h23 e atualizado em 07/07/16 14h47
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

Há exatos 120 anos, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna começaram a ser realizados. A competição sediada em Atenas (Grécia), aconteceu de 6 a 15 de abril de 1896. Duzentos e quarenta atletas, todos homens, representaram 14 países, disputando 43 eventos em nove esportes.

Corinthians e Flamengo fazem clássico no feminino às 19h; assista ao vivo [2]

Apesar desses números serem bem pequenos diante da grandiosidade atual dos jogos (no Rio serão 10,5 mil atletas, 206 países, disputando 306 eventos de 28 esportes com 42 modalidades) as primeiras Olimpíadas das era moderna foram um marco para que o evento se fortalecesse com o passar dos anos.

Quem recriou a competição (que tinha sido disputada na Grécia Antiga) foi o educador francês Barão de Coubertin. De acordo com ele, o esporte é o único instrumento capaz de unir diferentes povos, credos e religiões e de parar até guerras.

Dentro das competições, alguns nomes se destacaram. O primeiro vencedor da história das maratonas foi o grego Spiridon Louis, que era pastor de ovelhas e carteiro. Entre os países, os Estados Unidos acabaram em primeiro lugar com 11 medalhas de ouro (20 no total). O país-sede teve 10 medalhas de ouro (46 no total).

Também ganharam medalhas Alemanha (6), França (5) e Grã-Bretanha (2). O Brasil não teve representantes nos Jogos Olímpicos de Atenas. O único país da América do Sul que participou dos jogos foi o Chile.

Tags:  Atenas 1896 [3], jogos olímpicos [4]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário