Crianças escolhem; brinquedos em loja na rua 25 de março em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe aqui, a partir das 14h, o debate sobre a relação entre Infância e Consumo

Criado em 07/03/13 14h27 e atualizado em 11/03/13 14h38

Acompanhe o debate ao vivo aqui:

 


Free desktop streaming application by Ustream [2]

 

 Crianças escolhem; brinquedos em loja na rua 25 de março em São Paulo
Consumismo infantil é tema de debate em SP (Marcelo Camargo/ABr)

A relação entre as crianças e os hábitos de consumo da sociedade atual são tema do debate em São Paulo, marcado para às 14h. O encontro contará com a presença de Suzan Linn, autora do livro Crianças do Consumo: A Infância Roubada e co-fundadora e diretora da Campanha por uma Infância Sem Comerciais (CCFC).

De acordo com o Instituto Alana [3], que promove o evento, as propagandas voltadas às crianças prejudicam o desenvolvimento e atingem o direito de proteção à criança previsto no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor – que determina que a publicidade não pode se aproveitar da deficiência de julgamento e inexperiência da criança, sob pena de ser considerada abusiva e, portanto, ilegal.

Segundo os organizadores, a publicidade está entre as causas do aumento da obesidade infantil, provoca adultização e erotização precoce nas crianças, além do consumo precoce de álcool e tabaco. Além disso, colabora para a violência e e estresse familiar. Isso, porque – defende o instituto – elas não conseguem entender o caráter persuasivo usados nas mensagens comerciais.
 
O bate-papo com a autora ocorre em uma semana importante para a causa, já que o próximo dia 15 é o Dia Mundial do Consumidor e dia 19 acaba o prazo concedido para que o governador governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresente sua decisão quanto ao Projeto de Lei 1096/2011, que tem o objetivo de proteger as crianças dos apelos publicitários vinculados a alimentos pouco saudáveis.

O evento é realizado na sede do Instituto, em Pinheiros (SP). Mais informações: www.alana.org.br

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário