Compartilhar:

Criança perdida: pais devem ter atenção constante nas festas de Carnaval

Criado em 12/02/15 10h14 e atualizado em 12/02/15 11h16
Por Adriana Franzin Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Criança não cuida de outra criança. O excesso de confiança dos pais em delegar o cuidado dos pequenos aos maiores é o principal motivo de desaparecimentos durante o Carnaval. Para aproveitar as festas sem perder a alegria, a Polícia Militar recomenda que os pais cuidem pessoalmente dos filhos. "Muitas vezes o pai deixa com o irmão mais velho ou com o tio que não tem muita responsabilidade, e eles deixam a criança solta. E criança, se você soltou a mão, ela some no meio da multidão", alerta o capitão Michello Bueno, porta-voz da PMDF.

A maior incidência de desaparecimentos durante o carnaval é entre crianças pequenas, com idade entre quatro e sete anos de idade.

Segundo o capitão Michello Bueno, este tipo de ocorrência é o mais comum entre as atendidas pelo órgão durante os dias de folia, mas não há estatísticas desses casos porque as localizações das famílias são feitas sem a necessidade de registros policiais.

No entanto, nem sempre esse processo de encontro dos pais é rápido: "tem situação que demora. A gente leva para o posto policial, tenta ligar para os pais e não localiza", diz Bueno. Por isso, é importante preparar os filhos para imprevistos. "A criança passa muito tempo ali. Então, outra dica que a gente dá para os pais é que a leve bem alimentada; leve lanche, água, e passe bastante protetor solar porque a criança está exposta e se isso pode acontecer e a criança pode até passar mal", aconselha o capitão da PM.

Os mais crescidinhos

Entre os casos que chegaram a ser registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no carnaval de 2014, a maior parte é de adolescentes. Apenas dois dos 16 comunicados são de crianças com menos de 11 anos. Em informe, o órgão destaca que entre as motivações mais comuns estão a fuga por conflitos familiares, violência doméstica, uso de drogas, perda por descuido e/ou desorientação. A maioria das crianças e pré-adolescentes alegou que apenas passou alguns dias na casa do namorado(a) ou amigo(a).

A Polícia Militar recomenda:

- Crianças devem ser cuidadas pelos pais,

- Não soltar a mão da criança,

- Evitar locais de grande aglomeração,

- Identificar a criança, para facilitar a localização, em caso de perda.

Há várias formas e modelos de identificação de crianças, e o Portal EBC fez uma pulseirinha que você pode imprimir para que as crianças usem. Basta escolher uma cor, imprimir e seguir as instruções:

pulseira_brincandocarnaval_ebc_0003_vermelha.jpg [2]
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira vermelha
Pulseira verde [3]
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira verde
Pulseira amarela [4]
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira amarela
Pulseira azul [5]
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira azul
Pulseira rosa [6]
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira rosa
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário