Criança modelo

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Como ajudar seu filho a desenvolver autoconfiança?

Criado em 30/07/15 10h13 e atualizado em 30/07/15 10h35
Por Hospital Infantil Sabará [2]

Autoconfiança é um ingrediente fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento saudável da criança e essencial em seu sucesso escolar. Autoconfiança é crucial para que a criança se relacione com os outros e encare tantos desafios sociais como partilhar, competir e fazer amigos, que são apresentados nos ambientes escolares.

Mas como ela se desenvolve? Na maior parte, o senso de confiança da criança é moldado e nutrido (ou não) por aqueles que cuidam dela. Saiba como fazê-lo:

Estabeleça rotinas para seu filho. Quando eventos são previsíveis, quando ocorrem em aproximadamente a mesma maneira no mesmo horário diariamente, a criança se sentirá mais segura, protegida, confiante e em controle de seu mundo. Ela sabe, por exemplo, que primeiro vem o banho, depois jantar, leitura e então hora de dormir, por exemplo. Ela percebe o que acontecerá em seguida e pode se preparar para essas mudanças. Se eventos diários parecem ocorrer randomicamente, isso pode causar muita ansiedade. Se a vida não faz sentido, explorá-la pode ser muito assustador. Quando a criança sabe o que esperar sente-se livre para brincar, crescer e aprender.

Permita e facilite muitas oportunidades para brincar. Brincar é como a criança aprende sobre si mesma, sobre os outros e sobre o mundo à sua volta. Pelo brincar, as crianças também aprendem como solucionar seus problemas e desenvolvem confiança – encontrando a bola atrás do sofá, encaixando a forma no seu buraco, fazendo o boneco aparecer da caixa. Uma criança que pressiona o botão em um boneco que produz um agradável som está aprendendo que ela pode fazer algo acontecer. É também através do brincar que as crianças aprendem como é ser outra pessoa, experimentar novos papeis e elaborar sentimentos complicados. Uma criança de dois anos que se veste brincando de ser uma mãe indo para o trabalho, pode estar resolvendo seus problemas com relação à separação. Outra de três anos brincando de Power Rangers pode estar praticando ser mais positivo, dominando medos e dando vazão à sentimentos agressivos. Dica: deixe seu filho guiar o tempo do brincar – isso desenvolve a confiança, assertividade e liderança.

Ajude seu filho a aprender a resolver problemas. Auxilie-o a lidar com problemas mas nem sempre resolva-os para ele. Mexa os blocos debaixo da torre para que ela fique mais estável, mas não coloque as peças para ele, deixe-o descobrir como estabelecer seu balanço. Dessa forma você fornece uma possibilidade de ele sentir-se bem sucedido. Dê dicas, sugestões, mas não faça por ele. O objetivo é guiá-lo e apoiá-lo nos seus esforços para solução de problemas mas não fazer por ele o que tem capacidade de conquistar por si mesmo.

Às vezes, os momentos de grande frustração são de fato oportunidades de ouro para o desenvolvimento da confiança, competência e domínio.

Ele aprenderá que pode depender de você para encorajá-lo. No meio tempo, ele encontrará a solução.

Dê responsabilidade para seu filho. Sentir-se útil e necessário faz a criança se sentir importante e desenvolve a confiança. As tarefas, no entanto, devem ser apropriadas para a idade. Crianças muito novas podem, por exemplo, separar a roupa, ajudar a alimentar os animais de estimação, regar plantas, guardar os brinquedos. Seja específico e diga: “por favor, coloque cada guardanapo no prato” e não “me ajude a arrumar a mesa”.

Comemore o sucesso de seu filho. Demonstrar para ele que você reconhece que está crescendo e aprendendo ajuda a criar confiança. Faça um álbum de fotografias com suas conquistas. Tire fotos de seu filho se esforçando para subir em uma cadeira, e outra dele sentado orgulhoso.

Encoraje seu filho a tentar dominar tarefas nas quais está se esforçando. Crianças aprendem fazendo. Separe dificuldades em passos controláveis para que ele se sinta em controle, confiante e seguro. Por exemplo, se ele está aprendendo a colocar seus sapatos:

1 - Desamarre os sapatos e abra-os para ele/ Alinhe-os para que ele possa entrar neles/ Deixe-o debruçar-se enquanto entra neles/ Guie suas mãos, se necessário, enquanto ele o aperta/ Diga: “Bom trabalho em colocar seus sapatos!”

2 - À medida em que se trabalha em uma tarefa ou habilidade que é difícil para a criança – como realizar a transição da bicicleta de rodinhas ou descer uma ladeira – deixe-a acreditar em si mesa, mas também comunique que não ficará desapontado se ela não estiver pronta ainda. Você está lá para apóia-la sempre que estiver disposta a tentar novamente. Quando a criança se sente no controle, ela se sente mais forte no mundo.

Proporcione linguagem para a experiência da criança que pontualmente reflita sua experiência, mostre compreensão e empatia e instigue confiança. “Você tentou se servir de suco. Muito bem. Entornou um pouco e parece estar triste… Aqui, limpe com esse pano. Essa jarra é pesada para mãos pequenas. Darei uma menor para você tentar novamente.”

Seja um modelo você mesmo. Crianças estão sempre observando profundamente seus pais para dicas de o que fazer ou como se sentir sobre as diferentes tarefas e interações sociais. Quando for para aprender como lidar com emoções como sofrimento, raiva ou frustração, são eles aqueles a quem ela vai recorrer. Se conseguir moldar persistência e confiança em si mesmo, seu filho também aprenderá. Tente novas coisas e elogie-se em voz alta. “Eu estava frustrada montando aquela estante. É difícil. Quando caiu fiquei muito brava. Agora estou orgulhosa de mim mesma por ter conseguido realizar essa tarefa sem desistir.”

Se conseguir dizer para seu filho quando estiver brava: “Não gosto quando você joga uma bola em mim. Sei que está bravo e tudo bem. Mas jogar coisas machuca. Você pode me dizer que está bravo e bater nessa almofada se quiser fazer algo com seu corpo”, você não só estará se referindo a atitude de seu filho e também lhe oferecendo alternativas, mas da maneira que está lidando com a raiva dá a ele um modelo saudável de lidar com sentimentos fortes.

Creative Commons - CC BY 3.0

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