Crianças dependem mais do convívio familiar que de brinquedos para ser feliz

Imagem:

Compartilhar:

Aprenda brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos bebês

Criado em 22/10/15 21h35 e atualizado em 22/10/15 23h53
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal [2]

Não restam dúvidas de que a brincadeira é essencial ao desenvolvimento da criança desde os primeiros dias de vida, certo? Mas ainda existe quem acredite que não é bem assim. Uma pena, porque a ciência reforça que o brincar é essencial ao fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de habilidades, influenciando diretamente a construção da arquitetura do cérebro dos pequenos – e aquilo que serão quando jovens e adultos.

Veja a lista de brincadeiras com bebês que você pode aplicar para interagir com seus filhos, de um jeito mais qualificado, ajudando-os a desenvolver suas habilidades.

Para bebês que ficam deitados

Coloque-o em frente do espelho e mostre a ele as partes do corpo. Uma dica é cantar aquela famosa canção que diz “cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé”, tocando com a mão a parte citada. Leve-o embaixo de um “ginásio de atividades”, brinquedo em que se penduram objetos coloridos que se movimentam e fazem sons. Os penduricalhos devem estar próximos o suficiente para que ele possa tocá-los. Faça barulhos com um chocalho dos lados esquerdo e direito, e observe se ele presta atenção.

Para bebês que sentam

Dê revistas e diferentes tipos de papel para o bebê amassar. Outra possibilidade é utilizar papel celofane colorido. O barulho vai atrair o bebê, assim como as cores e a transparência. Estimule o bebê olhar pelo celofane amarelo e diga: “olhe, está fazendo sol”. Brinque de se esconder e aparecer por trás da porta. Até os nove meses, quando você se esconde, ele pensa que você sumiu. Quando o bebê percebe que você ainda está ali, ele acha a situação engraçada.

Para bebês que engatinham

Ponha objetos a certa distância dele e chame a atenção para que tente alcançá-los. Crie obstáculos para ele ultrapassar, com almofadas, e estimule-o a brincar sobre texturas, como cobertores ou a grama, e engatinhar sobre circuitos espumados, estruturas com lombadinhas e pequenos degraus, para fortalecer pernas e os braços.

Para bebês que andam

Faça cabanas de pano. Brinquedos de empurrar auxiliam no desenvolvimento motor do andar. Eles devem sustentar o peso da criança e ter resistência suficiente para ajudar no equilíbrio dos primeiros passos. Bonecos infláveis, como o João Bobo, são muito atrativos.

*com modificações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário