Marechal Deodoro da Fonseca

Imagem:

Compartilhar:

Quem foi Marechal Deodoro da Fonseca?

Criado em 12/11/12 11h26 e atualizado em 13/11/12 10h17

Marechal Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. Ele é uma importante figura histórica para o nosso país pois foi quem proclamou a República e se tornou o nosso primeiro presidente. 

O marechal Deodoro da Fonseca, como ficou conhecido, era militar e desde cedo se empenhou nas guerras que o país participou e no movimento pela libertação dos escravos. Ele estudou em uma escola militar desde os 16 anos. Aos 21, participou da Revolução Praieira. Depois atuou em outros conflitos, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.

Em 1885, ele governou a província do Rio Grande do Sul e foi o líder do movimento antiescravista do Exército.

Em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República brasileira e assumiu o cargo de primeiro presidente do Brasil.

Quer saber mais sobre a história de Deodoro da Fonseca? Assista ao vídeo produzido pela TV Câmara sobre ele.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário