Bandeira do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história de todas as bandeiras do Brasil

Criado em 19/11/13 12h06 e atualizado em 19/11/13 13h01
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados [2]

Bandeira do Brasil
O Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro por ela ter sido instituída neste dia, em 1889 (Creative Commons)

A atual bandeira nacional republicana já dura mais de cem anos. Foi criada em 19 de novembro de 1889, quase junto com a República. E é por isso que, desde esse dia, a gente comemora o Dia da Bandeira nessa data. Mas antes disso, diversas bandeiras foram utilizadas para representar o país.

Quando chegaram ao Brasil, os portugueses já usavam três bandeiras diferentes: a Ordem da Cruz de Cristo, o Pavilhão Oficial do Reino Português e a Bandeira de Dom João III.

Entre 1616 e 1640, o nordeste do Brasil foi invadido pelos holandeses. Nesse período, o País foi representado pela Bandeira do Domínio Espanhol. Logo que os portugueses conseguiram expulsaram os holandeses do País, trataram logo de fazer uma nova bandeira, a da Restauração.

Leia também:

Bandeira Nacional completa 124 anos [3]

A primeira bandeira criada para o País, a Bandeira do Principado do Brasil foi adotada entre 1645 e 1816. Nessa época, aparece a esfera de ouro - o amarelo vemos ainda hoje na bandeira nacional. Mas, se estiver fazendo as contas, vai ver que ainda falta muita bandeira. A seguinte foi a de Dom Pedro II, usada de 1683 a 1706, que também foi substituída, pela Bandeira Real Século XVII.

Ufa! É bandeira que não acaba mais. Mas calma. Já estamos quase no fim. Em 1815, o Brasil deixa de ser colônia de Portugal e passa para a categoria de reino. Para comemorar o feito, ganha novo símbolo nacional, a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, que vigorou até 1821.

Mas, com tanta reviravolta em nossa história, essa bandeira também não durou muito, e em agosto de 1821, já havia uma outra. Desta vez, o motivo era o fim da monarquia absoluta. O País continuava com  um rei, mas passava a ter uma constituição. A nova bandeira era a do Regime Constitucional. Ela só foi utilizada entre 1821 e 1822 e foi a última bandeira portuguesa no Brasil.

A última bandeira do Império foi utilizada entre 1822 e 1889. Depois que o Brasil deixou de ter reis, em 1889, e passou a ser uma república, com um presidente, Congresso Nacional e Justiça independentes, como conhecemos hoje, ainda teve outra uma bandeira. Mas essa durou menos ainda – só quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889.

Confira galeria de imagens:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário