Popularmente conhecido como derrame, o AVC é a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo

Imagem:

Compartilhar:

Como funciona o cérebro?

Criado em 04/12/14 11h11
Por SIBinho - Fiocruz [2]

Cérebro
O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, que controla o corpo todo (GreenFlames09/Creative Commons)

Você já se perguntou para que serve a sua cabeça? Não é bem para enfeitar o pescoço que ela está aqui. A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: o cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

As ações voluntárias são aquelas que nos permitem ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo.

As células nervosas ou neurônios processam todas as informações fazendo com que o cérebro execute todas as suas tarefas. É como se o cérebro fosse uma empresa, e essas células, as operárias.

Ao contrário da maioria das células do nosso corpo, que morrem e logo são substituídas por outras, os neurônios não se regeneram, ou seja, quando eles morrem não aparece ninguém para ficar no seu lugar.

Divisões do cérebro

O cérebro é formado por diferentes estruturas, com funções diferentes. Vamos conhecer as principais:

Córtex cerebral: essa é a parte externa, que todos chamam de ‘massa cinzenta’, (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção.

Cerebelo: Responsável pelas funções de: movimento, equilíbrio e postura. Sem ele nós sairíamos por aí como ‘marionetes ambulantes’. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico.

Tronco Encefálico: Este é responsável pelas funções involuntárias de: respiração, ritmo dos batimentos cardíacos e pressão arterial.

Hipocampo: É responsável pelas funções de: aprendizado e memória..

Os dois lados do cérebro

O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.

Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc, já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.

A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.

Tags:  cérebro [3], funções [4], memória [5], inteligência [6], equilíbrio [7], sistema nervoso [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário