Caminhos da Reportagem: Prestes

Imagem:

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem: Prestes, o cavaleiro da esperança

Criado em 18/07/15 15h59 e atualizado em 18/07/15 16h10
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil [2]

Desde o Movimento Tenentista de 1922 até sua morte, em 1990, Luís Carlos Prestes participou dos momentos mais importantes da história do país. Em meados da década de 1920, comandou a lendária Coluna Prestes, que percorreu mais de 25 mil quilômetros, de norte a sul do país, na tentativa de derrubar a famigerada política do café com leite, que alternava paulistas e mineiros na presidência da República.

Em 1935, tentou comandar um golpe de Estado comunista e acabou preso com sua esposa, a alemã Olga Benário. Era o início de um drama que causou comoção internacional. Mesmo grávida, ela foi extraditada para a Alemanha Nazista pelo governo Vargas, onde morreu em um campo de concentração. Por pouco, o bebê não teve o mesmo destino.

Em 1946, Prestes foi o candidato mais votado do Brasil e se tornou senador constituinte. Com o Golpe Militar de 1964, foi para a clandestinidade e, em seguida, para o exílio, de onde só voltou em 1979, com o decreto da Anistia. Uma multidão foi esperá-lo no aeroporto.
 
Em busca do que julgava ser um país mais justo, Prestes lutou pela volta das eleições diretas e, antes de morrer, ainda viu ruir o Muro de Berlim e o sonho da supremacia do comunismo, no qual acreditava. Um homem com uma trajetória notável e que, 25 anos após sua morte, merece ser relembrado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário